Promoção da Saúde
PNSE – Programa Nacional de Saúde Escolar
O Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE|2015), instrumento orientador das políticas nacionais, no que à promoção da saúde em meio escolar diz respeito, resultou da necessidade de adequar o anterior PNSE aos novos desafios que se colocam atualmente à saúde da população portuguesa, especialmente de crianças e jovens, e à reorganização dos Serviços de Saúde. O PNSE|2015 foi concebido tendo em conta o Plano Nacional de Saúde 2012-2016 e a sua revisão e extensão a 2020 (PNS), os objetivos e estratégias da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Região Europeia, Health 2020 e os princípios das EPS, School for Health in Europe (SHE). O novo paradigma de intervenção da Saúde Escolar visa contribuir para a obtenção de ganhos em saúde através da promoção de contextos escolares favoráveis à saúde. No quadro conceptual do PNSE|2015, a promoção da saúde, em particular da saúde mental, constitui o núcleo central das intervenções da Saúde Escolar, apoiadas por métodos ativos e trabalho por projeto, que valorizem a promoção de competências sociais e emocionais.
PASSE – Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar
A alimentação saudável é um dos determinantes da saúde cuja promoção é considerada prioritária nos programas de Promoção da Saúde dos Ministérios da Saúde e Educação. O Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar (PASSE) está estruturado de forma a cruzar os contributos da Psicologia da Saúde com os da Nutrição e com os da Saúde Pública, permitindo desta forma que a intervenção assuma um carácter multidisciplinar.
Este modelo estruturado permite uma fácil implementação e pressupõe uma visão comunitária da intervenção em saúde escolar.
O grupo alvo principal são os alunos e o objectivo primordial deste programa é que os alunos desenvolvam atitudes e crenças tendentes a opções responsáveis e conscientes, nomeadamente no que se refere às escolhas alimentares. Saber+
PRESSE – Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar
O PRESSE é o Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar promovido pela ARS Norte, I.P., inserido na área funcional de Promoção e Proteção da Saúde do Departamento de Saúde Pública galardoado, em cerimónia decorrida em Singapura, com o Primeiro Prémio de Excelência e Inovação em Educação Sexual, pela Associação Mundial de Saúde Sexual (WAS), após candidatura à categoria de programa governamental.
O PRESSE apoia a implementação da educação sexual nas escolas de uma forma estruturada e sustentada, envolvendo um trabalho conjunto entre profissionais de saúde escolar e professores.
É um programa implementado em escolas públicas e privadas da região Norte, em parceria com a DGEstE Norte inserido nos projetos educativos dos currículos das escolas. O PRESSE assenta na metodologia de projeto e na intervenção interdisciplinar.
É um programa ímpar, com marca registada, cujas caraterísticas de diferenciação são a estrutura e a sustentabilidade bem como o apoio permanente aos profissionais de saúde e educação que o aplicam.
FINALIDADES
• Contribuir para a diminuição de comportamentos de risco e para o aumento dos fatores de proteção em relação à sexualidade, dos alunos da região Norte.
• Contribuir para a inclusão nos projetos educativos e nos currículos das Escolas da região Norte, de um programa de educação sexual estruturado e sustentado.
POPULAÇÃO-ALVO
O PRESSE tem como população-alvo alunos e professores do 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, envolvendo também pais, encarregados de educação, pessoal não docente e restante comunidade possuindo todos estes atores um papel ativo no desenvolvimento deste programa. SABER +
Autoestima
É um programa de saúde, sediado no Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Norte, I.P. Dispõe de duas Unidades Móveis e dois Centros de Aconselhamento, em Braga e em Matosinhos.
Este programa tem como principal objetivo promover o acesso à prevenção, a realização do teste de rastreio das infeções por VIH, VHB, VHC e Sífilis e a adequada referenciação, no grupo de Trabalhadores do Sexo e nas mulheres Transsexuais, na região Norte.
Através de uma intervenção de proximidade integrada e de uma abordagem compreensiva, pretende-se promover:
(i) o acesso a meios preventivos e informativos,
(ii) a literacia em saúde e o acesso à prevenção das infeções por VIH, VHB, VHC e Sífilis,
(iii) a realização de rastreios (VIH, Sífilis, VHB e VHC),
(iv) a referenciação hospitalar e o acesso eficaz de todas as pessoas com resultados reativos para o Serviço Nacional de Saúde,
(v) a consulta médica nos Centros de Aconselhamento, para rastreio de outras IST, Rastreio do Cancro do Útero e da Mama, Contracetivos e Vacinação,
(vi) o aconselhamento e a referenciação para PrEP e PPE,
(vii) e o combate ao estigma e discriminação associados ao trabalho sexual.
O trabalho em rede, a Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD) e a Investigação-Ação encontram-se na base deste programa, que adota uma postura implicada com as populações e assume um carácter humanista, pragmático, crítico e disponível para a mudança. A equipa do programa é multidisciplinar e acumula anos de experiência de intervenção neste domínio, nomeadamente nas áreas do trabalho sexual, RRMD, VIH e outras IST.
A intervenção é multifacetada e multidimensional. A equipa pretende, por um lado, constituir-se como um dispositivo de proximidade, levando aos locais de comércio sexual e a populações afastadas dos serviços formais da comunidade um conjunto de respostas avaliadas como necessárias. Por outro lado, pretende constituir-se como um dispositivo que atua sobre os fatores que colocam estas populações em situação de maior vulnerabilidade.
Serviços
Consulta médica
• Diagnóstico da Infeção por VIH, VHB e VHC e respetiva referenciação hospitalar
• Diagnóstico e tratamento precoce de outras IST
• Planeamento familiar
• Rastreio do cancro do colo do útero e cancro da mama
Consulta de enfermagem
• Vacinação
• Vigilância de saúde
• Educação para a saúde sobre medidas de prevenção de IST
• Realização de Testes Rápidos VIH/VHC/VHB/Sífilis
Serviço de Psicologia
• Consulta de psicologia
• Orientação e aconselhamento
Apoio Social
• Atendimento de Serviço Social
• Educação para a cidadania
• Apoio no processo de regularização e inscrição no SNS,
Distribuição de material preventivo
• Preservativos masculinos, femininos e lubrificantes
• Distribuição de folhetos informativos
• Distribuição de material de consumo
Todos os serviços prestados no âmbito do Programa Autoestima são anónimos, confidenciais e gratuitos.
Áreas geográficas de intervenção
Matosinhos
Vila Nova de Gaia
Porto
Maia
Santo Tirso
Valongo
Vila do Conde
Póvoa de Varzim
Braga
Póvoa de Lanhoso
Guimarães
Vila Nova de Famalicão
Barcelos
Viana do Castelo
Centro de Aconselhamento de Braga
Praceta do Vilar, S/N
4710-453 S. Victor – Braga
autoestima.braga@arsnorte.min-saude.pt
Telefone: 253 278 206
Horário: 2ª feira a 6ª feira das 15:00h às 19:00h
Centro de Aconselhamento de Matosinhos
Rua Alfredo Cunha, 367
4450-024 Matosinhos
autoestima.mato@arsnorte.min-saude.pt
Telefone: 220 045 080 / Telemóvel: 964 713 374
Horário: 2ª a 6ª feira das 09h30 às 19:00h
Programa Regional VIH/Sida
O Despacho n.º 6401/2016 de 16 de maio, do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, determina o desenvolvimento, no âmbito do Plano Nacional de Saúde, de programas de saúde prioritários, sendo a infeção por VIH/Sida uma delas.
O Programa Regional para a Infeção VIH/Sida prevê a implementação, monitorização e avaliação regional das medidas preconizadas pelo Programa Nacional para a Infeção VIH/Sida da Direção-Geral da Saúde, através da conjugação de múltiplas intervenções regionais e locais no âmbito da promoção e proteção da saúde, deteção precoce da infeção e apoio social.
Equipa Técnica: Maria José Santos; Cármen Guimarães.
Departamento de Saúde Pública
Rua Anselmo Braancamp, nº 144, 4000-078 Porto
Tel. 220 411 701 Fax. 220 411 738
vih.dsp@arsnorte.min-saude.pt
Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida (PNPVCV)
O Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida incorpora a Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco, a Ação de Saúde sobre Género, Violência e Ciclo de Vida e ainda o Plano de Ação de Prevenção da Violência no Setor de Saúde.