Projetos Cofinanciados

Estão em execução no NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020) 13 operações promovidas pela ARS NORTE, inseridas na Prioridade de Investimento 9.7. do Acordo de Parceria e no objetivo específico 7.3.1. (Qualificar e adequar a atual rede de serviços e equipamento sociais e de saúde à satisfação das necessidades da população) do Eixo 7 do Programa Operacional.

Os projetos consistem na construção de raiz e remodelação de edifícios para a instalação de unidades de saúde e respetivo apetrechamento, de modo a proporcionar a utentes e profissionais as condições físicas e funcionais necessárias à prestação de cuidados de qualidade e ajustadas à atual arquitetura de organização de cuidados, garantindo a melhoria das condições de gestão para uma resposta às necessidades mais racional e eficiente.

As intervenções abrangem uma população de aproximadamente 150 mil utentes, prevendo-se que, aquando da entrada em funcionamento dos equipamentos, a população abrangida seja coberta em 75% por unidades funcionais a funcionar no modelo de USF.

CONSULTAR FICHAS DOS PROJETOS >>

Estão em execução no COMPETE 2020 (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização) 4 operações promovidas pela ARS NORTE, inseridas nas Prioridades de Investimento 2.3. (Melhoria do acesso às TIC, bem como a sua utilização e a sua qualidade, através do reforço das aplicações de TIC para a administração em linha, a aprendizagem em linha, a infoinclusão, a cultura em linha e a saúde em linha) e 11.1 (Reforçar a capacidade institucional das autoridades públicas e das partes interessadas e a eficiência da administração pública, a fim de realizar reformas, legislar melhor e governar bem) do Acordo de Parceria.

As operações enquadram-se no instrumento de política pública SAMA2020 (Sistema de Apoio à transformação digital da Administração Pública) que visa apoiar operações que contribuam para a prossecução dos objetivos temáticos e prioridades de investimento relacionadas com a melhoria do acesso às TIC e com o reforço da capacidade institucional das entidades públicas e das partes interessadas e da própria eficiência da administração pública.

022163 – e-MCDT .: Consolidação e Desmaterialização MCDT na região Norte

022223 – G-DocCSP .: Sistema de Gestão Documental dos Cuidados de Saúde Primários – ARS Norte

035498 – Sistema de gestão de atendimento automático nos CSP – ARS Norte (Acrónimo: ATTENDO)

POCI-05-5762-FSE-000163 – SATDAP – Capacitação da Administração Pública

2CIACS-N – Centro de Controlo de Infeção Associada a Cuidados de Saúde para a Região Norte

DESENVOLVIMENTO E CAPACITAÇÃO DA REDE DE INTERVENÇÃO REGIONAL NO AVC

A Cooperação Territorial Europeia, conhecida pelo acrónimo INTERREG, é um instrumento da União Europeia (UE) para apoiar a cooperação entre parceiros de diferentes Estados-Membros, com o objetivo de promover um desenvolvimento económico, social e territorial harmonioso da União no seu conjunto. Tem três vertentes: a cooperação transfronteiriça (A), a cooperação transnacional (B) e a cooperação interregional (C).

O Programa Interreg Sudoe – um dos 15 programas de cooperação da vertente B –  pretende dar resposta a problemáticas comuns das regiões do sudoeste de Europa, abrangendo todas as comunidades autónomas de Espanha (exceto Canárias), seis regiões do sudoeste de França, todas as regiões continentais de Portugal, Gibraltar e o Principado de Andorra.

O projeto ICTUSnet (Red de excelencia para el desarrollo y la implementación de modelos innovadores de atención integrada del ictus), aprovado no Interreg Sudoe, conta com a participação desta ARS NORTE.  O objetivo geral do projeto é promover a colaboração, estimular a aprendizagem mútua e incitar à inovação nos cuidados integrados no Acidente Vascular Cerebral (AVC), recorrendo à incorporação das novas tecnologias na análise de dados e cooperação, com vista ao aumento do conhecimento sobre fatores de risco e da qualidade dos tratamentos (consultar portal do projeto).

Logotipo do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência

Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a Administração Regional de Saúde do Norte, I.P. obteve apoio financeiro para a realização de investimentos, nas seguintes Reformas:

1. RE-C01-i01 – Cuidados de Saúde Primários com mais respostas

2. RE-C01-i02 – Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e Rede Nacional de Cuidados Paliativos

3. RE-C13-i02 – Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central

Voltar
RSE - Area Cidadão