Vacinacao Gripe/COVID-19 2023/24
Guia Alimentação
Balcão SNS
Vacinacao
44 Anos SNS
previous arrow
next arrow

Protegido: Orientação para Intervenção da AS/USP – Infeção por E. coli produtora da toxina shiga/verocitotoxina (STEC/VTEC), incluindo a síndrome hemolítico-urémica (SHU)

  • Transmissão: Consumo de água ou alimentos contaminados e contacto com animais; pessoa a pessoa (via fecal-oral); transmissão por água (águas recreativas).
  • Período de incubação: 2 a 10 dias (mediana 3 a 4 dias).
  • Período de transmissibilidade: Até 1 semana em adultos; até 3 semanas em crianças. Estado portador prolongado é incomum.
IntervençãoDefiniçãoTempoMétodo
Interrupção de transmissão pelo doentePrevenção da transmissão pessoa a pessoa e por via indireta.1 semana em adultos; até 3 semanas em crianças.Lavagem frequente das mãos (principalmente antes de preparação de refeições e após defecação).
Doentes não devem estar envolvidos na manipulação de alimentos, nem cuidar de crianças ou doentes até que sejam obtidas 2 coproculturas sucessivas negativas (colhido com 24 horas de intervalo e não antes de 48 horas após a última dose de antimicrobianos).
Evicção Escolar e LaboralNão aplicável.Não aplicável.Não aplicável.
Identificação de ContactosIdentificação de outros possíveis contactos com os mesmos sintomas (possível exposição em comum).Assim que possível.Entrevista ao caso ou responsável legal do caso (se aplicável). 
Registar os contactos identificados no formulário da plataforma informática de suporte ao SINAVE.
Vacinação Pós-ExposiçãoNão aplicável.Não aplicável.Não aplicável.
Imunoglobulina Pós-ExposiçãoNão aplicável. Não aplicável. Não aplicável.
QuimioprofilaxiaNão aplicável.Não aplicável.Não aplicável.
Vigilância ClínicaContactos próximos.Contacto exposto à mesma fonte nos 2-10 dias antes do início de sintomas até 1 semana após início de sintomas do caso.Detetar sinais precoces de doença. Os contatos que apresentarem sintomas devem ser avaliados por um médico.
Bibliografia

Data da última atualização da página: 30/10/2023

Autoria: Área Funcional de Vigilância Epidemiológica, Departamento de Saúde Pública

Voltar
RSE - Area Cidadão