previous arrow
next arrow
Slider

Projeto piloto de vacinação de populações idosas e mais isoladas

Administração Regional de Saúde do Norte e Fundação Calouste Gulbenkian, contando para o efeito com o apoio da Task-Force Vacinação COVID-19, celebram Acordo de Colaboração num projeto piloto de vacinação de populações idosas e mais isoladas através de Unidades Móveis para a Vacinação.

No âmbito da missão incumbida à Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) em termos de resposta às populações que serve e a disponibilidade manifestada pela Fundação Calouste Gulbenkian que, do seu historial, desde sempre, fez parte apoiar a saúde dos portugueses, foi celebrado um Acordo de Colaboração, o qual tem por principal objeto disponibilizar unidades móveis para transportar equipas de vacinação junto aos domicílios de pessoas dependentes acamadas e/ou de mobilidade muito reduzida nas zonas de maior interioridade da Região.

Numa primeira fase – em modelo piloto – foram já entregues 5 viaturas, as quais, após a avaliação dos resultados obtidos, poderão ser acrescidas até um total 20 unidades nas tipologias constantes da imagem em anexo.
Pelo levantamento até esta data efetuado, existem cerca de 25.000 pessoas na Região com as características atrás mencionadas, prontas para, pelas equipas, serem vacinadas.

Nesta primeira fase (piloto) as viaturas vão ser adstritas às zonas de maior interioridade dos Agrupamentos de Centros de Saúde de Gerês Cabreira, Alto Tâmega e Barroso, Marão e Douro Norte, Douro Sul e Feira Arouca.

As viaturas em apreço estão devidamente equipadas (algumas das quais com possibilidade de a vacinação ser praticada no seu interior) e, a despesa com o seu funcionamento: geolocalização, combustível, seguro e via verde é totalmente avocada pela Fundação Calouste Gulbenkian; a condução das mesmas é assumida pelos profissionais do ACES.

Voltar
RSE - Area Cidadão
Curabitur mattis leo. massa justo tempus accumsan mattis ut venenatis,