Estamos ON
COVID-19_ARSN
Estamos_ON
Vacinacao
previous arrow
next arrow

Prémio “Saúde Sustentável – Integração e Continuidade de Cuidados”

Agrupamento de Centros de Saúde Marão e Douro Norte

CAPACITAR PARA ATUAR: Projeto de integração de cuidados no acompanhamento de crianças e jovens com diabetes em meio escolar vencedor do prémio

O projeto Capacitar para Atuar – integração de cuidados no acompanhamento de crianças e jovens com Diabetes em meio escolar – implementado pela Unidade de Cuidados na Comunidade de Vila Real 1, do ACeS Douro 1 – Marão e Douro Norte foi o vencedor do prémio Saúde Sustentável, na categoria de “Integração e Continuidade de Cuidados”.

Este prémio é uma iniciativa da Sanofi e do Negócios que visa a divulgação e incentivo de boas práticas para a sustentabilidade da Saúde em Portugal. O júri foi constituído por personalidades como Maria de Belém Roseira (Presidente), Adalberto Campos Fernandes, António Couto dos Santos e Francisco Ramos, entre outras.

O Projeto Capacitar para atuar é um projeto de integração de cuidados no acompanhamento de crianças e jovens com diabetes em meio escolar, impulsionado pela Equipa de Saúde Escolar da Unidade de Cuidados na Comunidade Vila Real I, do ACeS Douro I-Marão e Douro Norte.

As crianças e jovens com Diabetes Mellitus necessitam da gestão adequada da autovigilância/ autocontrolo, da administração de insulina, da alimentação e da atividade física, bem como das situações de crise, estando grande parte do dia na escola. Revela-se crucial assegurar um ambiente seguro e inclusivo, empoderando e capacitando a comunidade educativa.

O Projeto diferencia-se pela inovação, centralidade na criança e família, estratégia de capacitação, trabalho em rede e de proximidade, envolvimento e participação comunitária, sendo constituído um Grupo de Acompanhamento Intersectorial e Interprofissional que envolve as crianças e jovens e suas famílias, a Comunidade Educativa (Agrupamento de Escolas Diogo Cão, Escolas Secundárias Camilo Castelo Branco e São Pedro), a Equipa de Saúde Escolar da Unidade de Cuidados na Comunidade Vila Real I, a Equipa da Consulta de Diabetologia da Pediatria do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Município de Vila Real e a Empresa de fornecimento de refeições.







Voltar
RSE - Area Cidadão