Estamos ON
COVID-19_ARSN
Estamos_ON
Vacinacao
previous arrow
next arrow

DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DO DOENTE 2022

Em 17 de setembro assinala-se o Dia Mundial da Segurança do Doente, iniciativa promovida pela OMS a partir de 2019, com o objetivo de aumentar a consciencialização global sobre a segurança do doente.

Em 2022 o tema da campanha é a segurança da medicação, o mote é medicação sem dano e a ação é saber, verificar, perguntar.

A intervenção em saúde mais largamente utilizada é o uso de medicação.

A maior proporção de danos evitáveis devidos a cuidados de saúde estão relacionados com esse uso.

O reconhecimento desta responsabilidade, bem como da complexidade da prevenção e da redução dos danos causados pela utilização de medicação é o tema do Dia Mundial da Segurança do Doente da OMS em 2022.

Esta campanha, Segurança da Medicação, está programada para fornecer mais um impulso na consolidação dos esforços da já existente WHO Global Patient Safety Challenge: Medication Without Harm enfatizando a necessidade da adotação de uma abordagem sistémica e da promoção de práticas seguras, de forma a prevenir erros na utilização da medicação e a reduzir danos relacionados com a medicação.

Atenção particular deverá ser dada a áreas onde ocorre a maioria dos danos, ou seja, transição de cuidados, polimedicação e situações de alto risco.

Voltar
RSE - Area Cidadão