Estamos ON
COVID-19_ARSN
Estamos_ON
Vacinacao
previous arrow
next arrow

Dia Internacional do Preservativo

Celebra-se, no próximo dia 13 de fevereiro, o Dia Internacional do Preservativo, uma iniciativa da AIDS Health Care Foundation que tem por objetivo informar sobre a importância do preservativo, enquanto medida de prevenção das infeções sexualmente transmissíveis e da gravidez não desejada.

A Administração Regional de Saúde do Norte, associa-se a esta iniciativa, promovida pela Direção-Geral da Saúde, pretendendo, deste modo, assinalar a efeméride para alertar a população para o uso adequado do preservativo.

Em Portugal e no ano de 2017, foram diagnosticados 1068 novos casos de infeção pelo Virus da Imunodeficiência humana (VIH), sendo que, destes, 99,6% tinham uma idade igual ou superior a 15 anos e em 98,1% a transmissão ocorreu por via sexual. Cerca de 23% dos indivíduos residiam na região Norte, à data em que foram notificados.

Verificou-se que o concelho do Porto está entre os 10 concelhos do País com taxas mais elevadas de diagnóstico de infeção por VIH nos últimos cinco anos (2013-2017), de acordo com a análise da epidemia por VIH, efetuada no âmbito da iniciativa “Cidades na Via Rápida para acabar com a epidemia por VIH e Sida”, a que a cidade do Porto aderiu.

De salientar que 28% de adolescentes portugueses referem não ter utilizado o preservativo na última relação sexual e 6,1% não se lembram de o ter usado, de acordo com os dados nacionais do estudo “A saúde dos adolescentes portugueses após a recessão”, realizado no âmbito do Health Behaviour In-School Age Children.

O preservativo é altamente eficaz na prevenção de infeções sexualmente transmissíveis e da gravidez não desejada.

De forma a garantir a acessibilidade ao preservativo, a Administração Regional de Saúde do Norte, no âmbito do Programa Regional para a Infeção VIH e em cumprimento das Orientações da Direção-Geral da Saúde, distribui material preventivo, para fornecer gratuitamente aos utentes dos Agrupamentos de Centros de Saúde e aos Hospitais, tendo distribuído, em 2018, cerca de 500 mil preservativos nos referidos Serviços.

A Direção-Geral da Saúde disponibilizou um conjunto de materiais informativos em formato digital editável e quatro spots publicitários em formato áudio, que estão disponíveis no Portal da Direção-Geral da Saúde

Voltar
RSE - Area Cidadão