Estamos ON
COVID-19_ARSN
Estamos_ON
Vacinacao
previous arrow
next arrow

ARS do Norte concluiu instalação do Sistema de Atendimento e Resposta Ágil

ARS do Norte concluiu instalação do Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (SARA) em todas as unidades cuidados primários

A Administração Regional de Saúde do Norte concluiu a instalação do Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (SARA) em todas as suas unidades de cuidados de saúde primários, em parceria com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Este sistema de central telefónica virtual assenta numa funcionalidade designada por “callback”, que regista o número de telefone do utente e permite aos Secretários Clínicos das unidades de saúde devolverem a chamada. Todas as chamadas registadas são efetivamente devolvidas, garantindo assim que os utentes que ligaram para a unidade conseguem ter uma resposta, sendo mesmo possível uma intervenção em tempo real, quando tal se justifique.

Neste momento, os 21 ACeS da região já atendem 25 mil chamadas por dia.

O SARA começou a ser testado como resposta à distância de alguns ACeS e mais tarde alargado a algumas Unidades de Saúde Familiar. Em fevereiro de 2022 foi iniciado o alargamento a todas as unidades do tipo USF ou do tipo Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), tendo sido concluída as respetivas instalações a 17 de maio de 2022. Todas as USF e UCSP da ARS Norte têm agora implementada esta nova solução.

Voltar
RSE - Area Cidadão