16º Edição do Prémio das Boas Práticas em Saúde
Este Prémio anual é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), em parceria com a Direção-Geral da Saúde, a Administração Central do Sistema de Saúde, com as cinco Administrações Regionais de Saúde e em colaboração com a Direção Regional da Saúde dos Açores e a Secretaria Regional da Saúde da Madeira.
Visa distinguir e premiar o trabalho dos profissionais ou equipas em serviços/unidades de saúde que, no seu quotidiano, desenvolvam projetos com qualidade e inovação e que, respeitando as normas instituídas, representem um valor acrescentado para o cidadão/comunidade ou para as práticas da organização, com reflexo direto na prestação de cuidados de saúde, podendo ser consideradas como boas práticas em saúde.
Neste âmbito, convidam-se todos os profissionais e equipas de saúde dos setores público, privado e social a apresentarem projetos à 16.ª Edição do PBPS centrando-se na temática: “Desafios Futuros: Sustentabilidade na Saúde”, com foco nos seguintes subtemas:
1. Capital Humano da saúde
2. Transformação digital para a otimização de cuidados
3. Organizações de saúde “verdes”
4. Organização dos cuidados de saúde
5. Integração de Cuidados de Saúde e Respostas de Proximidade
SUBTEMAS
1. Capital Humano da saúde
Novas práticas e competências, necessidades, saúde mental, felicidade e bem-estar dos profissionais, formação especializada, boas práticas de gestão e liderança. Estratégias de motivação, valorização e fixação dos profissionais.
2. Transformação digital para a otimização de cuidados
Novas tendências na área da Telemedicina (por ex. telemonitorização, teleconsulta, telesaúde, teleconsultadoria), robótica, inteligência artificial, entre outras, como instrumentos de suporte à gestão e acesso da informação, reporte e melhoria dos resultados, interoperabilidade e comunicação.
3. Organizações de saúde “verdes”
Projetos, construções, reformas e operações de instalações e edifícios de saúde “verdes” e saudáveis. Iniciativas no âmbito da economia circular ou que contribuam por ex. para a eficiência energética ou pegada de carbono, que visem minimizar os impactos ambientais, favorecendo ambientes mais “verdes” e sustentáveis.
4. Organização dos cuidados de saúde
Iniciativas e projetos que promovam mudanças nos cuidados de saúde, com foco no acesso, na gestão, na intervenção, no desempenho assistencial e melhores resultados em saúde.
5. Integração de Cuidados de Saúde e Respostas de Proximidade
Transição estrutural e organizacional dos serviços. Estratégias de Integração dos diferentes níveis de cuidados – Cuidados de saúde primários, hospitalares, continuados integrados, saúde pública e articulação com as autarquias e os setores social e privado.
Poderão apresentar candidatura ao PBPS, as Instituições de Saúde dos Setores Público, Privado ou Social, incluindo pessoas singulares, colaboradores dessas Instituições, se devidamente mandatados, ou outras Instituições, desde que o projeto se enquadre em atividades relacionadas com a prestação de cuidados de saúde, e esteja constituída uma parceria com uma Instituição de saúde.
O prazo para apresentação de candidaturas decorrerá entre 27 de março a 30 de abril – encerramento às 18horas. As candidaturas deverão ser submetidas on-line, em formulário disponível para o efeito, no sítio do Prémio Boas Práticas em Saúde – www.boaspraticasemsaude.com
A metodologia para a seleção de projetos candidatos assenta em critérios qualitativos e quantitativos com base em indicadores previamente definidos pelo Júri. A avaliação, atentos os critérios explicitados no regulamento, são:
• Qualidade em função da equidade, efetividade e eficiência;
• Originalidade e inovação;
• Sustentabilidade;
• Impacto na população-alvo;
• Articulação e complementaridade entre e/ou com Serviços de Saúde;
• Replicabilidade e transferibilidade.
O processo de seleção e apuramento dos vencedores tem várias fases, conforme consta do regulamento (disponível em www.boaspraticasemsaude.com). Os projetos finalistas serão convidados a apresentar o seu projeto no Encontro de Boas Práticas em Saúde e concorrerão à atribuição de duas distinções – primeiro prémio e menção honrosa – na categoria de Melhor Projeto. Aos projetos não finalistas, a que tenha sido reconhecido mérito pela Comissão Científica, será dirigido um convite para apresentação de poster científico, que concorrerão à atribuição duas distinções – primeiro prémio e menção honrosa – na categoria de Melhor Poster. Este Encontro para apresentação dos projetos nomeados, terá lugar no dia 24 de outubro de 2023.
Poderá igualmente ser consultado, no endereço indicado, o regulamento, que contempla de forma explícita os requisitos de admissão ao Prémio, bem como os motivos de exclusão, métodos de seleção e critérios de avaliação.
Para qualquer apoio na instrução dos processos e clarificação de eventuais dúvidas, poderão entrar em contacto com esta ARS Norte, através do e-mail : elsar@arsnorte.min-saude.pt.
Links onde consta informação disponível:
Site PBS https://www.boaspraticasemsaude.com/
Facebook: https://www.facebook.com/boaspraticasemsaude
LinkedIn: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6906633038667862016
Twiter: https://twitter.com/APDH_Portugal
