Estamos ON
Estamos_ON
Vacinacao

15º Edição do Prémio das Boas Práticas em Saúde

Realiza-se este ano a 15.ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde (PBPS). Este Prémio anual é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), em parceria com a Direção-Geral da Saúde, a Administração Central do Sistema de Saúde, com as cinco Administrações Regionais de Saúde e em colaboração com a Direção Regional da Saúde dos Açores e a Secretaria Regional da Saúde da Madeira.

Este Prémio visa distinguir e premiar o trabalho dos profissionais ou equipas em serviços/unidades de saúde que, no seu quotidiano, desenvolvam projetos com qualidade e inovação e que, respeitando as normas instituídas, representem um valor acrescentado para o cidadão/comunidade ou para as práticas da organização, com reflexo direto na prestação de cuidados de saúde, podendo ser consideradas como boas práticas em saúde.

Neste âmbito, convidam-se todos os profissionais e equipas de saúde dos setores público, privado e social a apresentarem projetos à 15.ª edição anual do Prémio de Boas Práticas em Saúde®, centrando-se este ano na temática da “SNS EM MUDANÇA: SAÚDE SUSTENTÁVEL

SUBTEMAS
1. Integração de Cuidados de Saúde e Respostas de Proximidade
Transição estrutural e organizacional dos serviços. Estratégias de Integração dos diferentes níveis de cuidados – Cuidados de saúde primários, hospitalares, continuados integrados, saúde pública e articulação com as autarquias e os setores social e privado.

2. Capital Humano da saúde
Novas práticas e competências, necessidades, saúde mental e bem-estar dos profissionais, formação especializada, boas práticas de gestão e liderança. Estratégias de motivação e valorização dos profissionais.

3. Tecnologias para a otimização de cuidados
Transformação digital. Novas tendências na área da Telemedicina (por ex. telemonitorização, teleconsulta, telesaúde, teleconsultadoria), robótica, inteligência artificial, entre outras, como instrumentos de suporte à gestão e acesso da informação, reporte e melhoria dos resultados, interoperabilidade e comunicação.

4. Organizações de saúde “verdes”
Projetos, construções, reformas e operações de instalações e edifícios de saúde “verdes” e saudáveis. Iniciativas no âmbito da economia circular ou que contribuam por ex. para a eficiência energética ou políticas de lixo zero, que visem minimizar os impactos ambientais, favorecendo ambientes mais “verdes” e sustentáveis.

5. Retoma global de cuidados de saúde garantindo a equidade
Iniciativas e projetos que promovam a retoma global dos cuidados de saúde, aos vários níveis de prevenção, primária secundária, terciária e quaternária, com foco na retoma do acesso e desempenho assistencial, adiada pela atual pandemia por COVID-19.

Poderão apresentar candidatura ao PBPS, as Instituições de Saúde dos Setores Público, Privado ou Social, incluindo pessoas singulares, colaboradores dessas Instituições, se devidamente mandatados, ou outras Instituições, desde que o projeto se enquadre em atividades relacionadas com a prestação de cuidados de saúde, e esteja constituída uma parceria com uma Instituição de saúde.

O processo de seleção e apuramento dos vencedores tem várias fases, conforme consta do regulamento (disponível em www.boaspraticasemsaude.com).

O prazo para apresentação de candidaturas decorrerá entre 21 de março e 29 de abril de 2022. As candidaturas deverão ser submetidas on-line, em formulário disponível para o efeito, no sítio do Prémio Boas Práticas em Saúde.

Os projetos finalistas serão convidados a apresentar o seu projeto no Encontro de Boas Práticas em Saúde e concorrerão à atribuição de duas distinções – primeiro prémio e menção honrosa – na categoria de Melhor Projeto. Aos projetos não finalistas, a que tenha sido reconhecido mérito pela Comissão Científica, será dirigido um convite para apresentação de poster científico, que concorrerão à atribuição duas distinções – primeiro prémio e menção honrosa – na categoria de Melhor Poster. Este Encontro para apresentação dos projetos nomeados, terá lugar no dia 23 de novembro de 2022, cujo formato será definido de acordo com a evolução do contexto pandémico e das regras de segurança em vigor, impostas pelas autoridades competentes.

Poderá igualmente ser consultado, no endereço indicado, o regulamento, que contempla de forma explícita os requisitos de admissão ao Prémio, bem como os motivos de exclusão, métodos de seleção e critérios de avaliação.

Para qualquer apoio na instrução dos processos e clarificação de eventuais dúvidas, poderão entrar em contacto com esta ARS Norte, através do e-mail : elsar@arsnorte.min-saude.pt.

Links onde consta informação disponível:

dictum in Praesent pulvinar id diam Aenean