Destaques

DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DO DOENTE

Reconhecendo o papel central que os doentes, suas famílias e cuidadores desempenham a nível do progresso dos cuidados de saúde seguros, “dar voz aos doentes – envolver os doentes na segurança dos doentes” foi selecionado como o tema para 2023.

A evidência mostra que quando os doentes são tratados como parceiros na prestação dos cuidados de saúde, ganhos significativos são obtidos em termos de segurança, satisfação e resultados. A resolução número 6 da 72ª Assembleia Mundial da Saúde da OMS incita os Estados Membros “a colocar em prática sistemas que suportem o envolvimento ativo e a participação conhecedora dos doentes, suas famílias e cuidadores/comunidades na disponibilização de cuidados de saúde seguros”.  

REUNIÃO DA ÁREA FUNCIONAL DA QUALIDADE COM AS COMISSÕES DA QUALIDADE E SEGURANÇA DOS ACES

Em 28 de setembro teve lugar a 3ª reunião trimestral de 2023 da AFQ com as CQS dos ACeS. Os temas abordados incluíram questões relacionadas com os processos em curso de acreditação e de recertificação de 45 + 18 Unidades de CSP da Região Norte (calibrações, inspeções elétricas, planos de emergência, formações), os resultados da avaliação da cultura de segurança do doente em CSP, tendo sido partilhados os dados finais, as comemorações do Dia Mundial da Segurança do Doente 2023, o Plano de Formação da AFQ 2023, o Prémio das Boas Práticas em Saúde 2023 da APDH e um resumo das atividades relacionadas com o 3º Encontro da Qualidade da ARS Norte que se vai realizar em 9 de novembro, desta vez no ACeS Santo Tirso/ Trofa.

A reunião do 4º trimestre ocorrerá em 30 de novembro e será online.

 

Dia Mundial da Higiene das Mãos 2023

A AFQ associou-se à comemoração do Dia Mundial da Higiene das Mãos pela OMS e pela DGS, celebrado a 5 de maio. Este dia pretende contribuir para manter a promoção global, visibilidade e sustentabilidade da higiene das mãos nos cuidados de saúde e mobilizar as pessoas para o apoio à melhoria da higiene das mãos.

Este ano, a campanha de sensibilização da Organização Mundial da Saúde teve por tema: “SALVE VIDAS – Higienize as Suas Mãos”.

A OMS considera que este é um “momento crítico em que os países de todo o mundo devem acelerar a implementação das lições aprendidas com a pandemia de COVID-19 e aumentar os investimentos para eliminar as lacunas na prevenção e controlo de infeções, incluindo na higiene das mãos”.

Para saber mais sobre a campanha e eventos da OMS consultar https://www.who.int/campaigns/world-hand-hygiene-day/2023

 

ENCONTRO DO DEPARTAMENTO DA QUALIDADE NA SAÚDE DA DGS COM AS COMISSÕES DA QUALIDADE E SEGURANÇA

No âmbito da promoção da implementação do Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021-2026 (PNSD) realizou-se em 19 de abril, no Auditório do Hospital Magalhães de Lemos, um Encontro do DQS da DGS, através dos elementos que constituem a Equipa da Segurança do Doente com as CQS dos ACeS e dos Hospitais e com a ARS Norte.

 Este Encontro teve como objetivo reforçar o envolvimento das CQS e da ARS Norte na implementação das iniciativas propostas, em matéria de qualidade e segurança do utente/ doente.

A Dra. Elsa Ramos, Coordenadora da AFQ e em representação do CD da ARS Norte, fez a abertura dos trabalhos, seguindo-se a Prof. Dra. Carla Dra. Pereira que apresentou o PNSD 2021-2026 e o papel das instituições de saúde na sua implementação. A Dra. Ana Resendes e as Enf. Natália Pereira e Marta Nunes referiram as várias ações em curso. Foi destacado que o PNSD está alinhado com o Plano de Ação Global para a Segurança do Doente 2021-2030 da OMS e pretende levar a segurança da prestação de cuidados a novos contextos, onde se incluem os cuidados no domicílio e a telessaúde, de forma a colmatar as novas necessidades e desafios atuais, que a COVID-19 tão bem veio demonstrar. Foi realçada a importância do papel das instituições de saúde na implementação deste Plano, através do compromisso, envolvimento/ sensibilização das lideranças e dos profissionais de saúde em geral, do envolvimento do utente/ doente / cuidador/ sociedade, a possibilidade mais concreta de recolha e monitorização de indicadores de segurança do utente/ doente e da promoção da cultura de segurança.

O Enf. Sérgio Vilaça, Presidente da CQS, apresentou o tema Promoção da Cultura de Segurança no ACeS Grande Porto I  Santo Tirso/ Trofa, do qual se inclui a respetiva apresentação.

 A Reunião terminou com um período de perguntas respostas.

Apresentação ACeS Sto Tirso/Trofa

 

 

2º ENCONTRO “CICLOS DA QUALIDADE, PENSAR SAÚDE”

Este Encontro teve lugar no Auditório do Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, em Santa Maria da Feira, em 24 de novembro de 2022 e foi dedicado à Segurança do Doente em Cuidados de Saúde Primários e à Abordagem ao Risco Cardiovascular nos CSP, à entrega de prémios e a Atividades Dedicadas à Comunidade, conforme programa anexo.

A Coordenadora da AFQ, Dra. Elsa Ramos, foi convidada para ser a moderadora da Mesa 1.

 

 

 

 

https://novumcanal.pt/2022/11/10/paredes-acolhe-2-o-encontro-da-qualidade-da-ars-norte/
https://novumcanal.pt/2022/11/10/paredes-acolhe-2-o-encontro-da-qualidade-da-ars-norte/

 

PowerPoint Quintandona

Quintandona Livreto 2022

Powerpoint Prof. Reinaldo Sousa Santos

Prof Ana Escoval

Enf. Manuel Oliveira

Powerpoint Prof Rita Manso Araujo

DiogoRibeiro

Powerpoint Enfº Carlos Esteves

A Administração Regional de Saúde do Norte, através da Área Funcional da Qualidade, organizou o 2º Encontro da Qualidade da ARS Norteno dia 10 de novembro de 2022 (Dia Mundial da Qualidade), destinado a profissionais envolvidos na Qualidade da prestação de cuidados de saúde.

Este evento teve a presença de cerca de 230 participantes e o apoio da Área Funcional da Formação e Desenvolvimento da ARS Norte, do ACeS Tâmega II – Vale do Sousa Sul e da Câmara de Paredes.

Realizou-se na Casa da Cultura de Paredes.

Na sessão de abertura colaborou a Academia de Música de Castelo de Paiva, através de um decateto de cordas e sopros dirigido pelo Sr. Prof. Vítor Pereira.

A Sra. Coordenadora da Área Funcional da Qualidade da ARS Norte, Dra. Elsa Ramos, em representação do Conselho Diretivo, deu as boas-vindas aos participantes, aos palestrantes e aos convidados.

Em seguida, foi a vez do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Sr. Dr. Alexandre Almeida.

O Sr. Dr. Fernando Malheiro, Diretor Executivo do ACeS do Vale de Sousa Sul, dirigiu, também, umas simpáticas palavras à assembleia, assim como a Sra. Presidente da Comissão da Qualidade e Segurança deste ACeS, Enf. Iolanda Couto.

O 1º painel teve como tema o segredo do caminho para a excelência e foi dedicado à importância do envolvimento dos órgãos de gestão, das lideranças e do
trabalho de equipa no sucesso das instituições.

A Moderadora foi a Sra. Enf. Iolanda Couto.

Os palestrantes foram o Sr. Belmiro Barbosa, Presidente da Associação para a Promoção e Desenvolvimento Cultural da Quintandona que apresentou este projeto e o Sr. Prof. Doutor Reinaldo Sousa Santos que abordou o tema Felicidade no trabalho, título do seu mais recente livro.

No intervalo tivemos o privilégio de ouvir o Sr. Prof. Aires Montenegro, um dos 6 executantes de nyckelharpa que existem em Portugal.

O 2º painel teve como tema a comunicação e literacia em saúde.

A Moderadora foi a Sra. Prof. Doutora Dagmara Paiva, doutorada em Saúde Pública, Médica Consultora em Medicina Geral e Familiar e Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACeS Tâmega II – Vale do Sousa Sul.

Os palestrantes incluíram a Sra. Prof. Doutora Ana Escoval, da Escola Nacional de Saúde Pública,

o Sr. Enf. Manuel Oliveira que é Assessor para a Qualidade do Conselho Diretivo da ARS Centro e pertence à Comissão de Acompanhamento e Monitorização do Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021-2026

e a Sra. Prof. Doutora Rita Manso Araújo, doutorada em Ciências da Comunicação e investigadora no Centro de Investigação em Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.

Após o almoço, que incluiu o prestigiado e alimentício caldo da Quintandona, houve um momento de descontração e animação com Ioga do Riso com orientação do Sr. Prof. José Santos.

O 3º painel foi moderado pelo Sr. Enf. Sérgio Vilaça, Presidente da Comissão da Qualidade e Segurança do ACeS Santo Tirso/ Trofa e foi dedicado às boas práticas de segurança nas unidades de saúde.

Diogo Ribeiro é considerado o grande impulsionador do Freestyle Motocross em Portugal, sendo considerado o grande talento português da modalidade. Em 2012 começou a sua internacionalização, realizando o Campeonato de Espanha e diversas ações de duplo de cinema a nível mundial. O seu trabalho tem decorrido, sobretudo, entre a Ásia e a Europa. Deu à sua palestra o título vidas suspensas – gestão do risco.

O Sr. Enf. Carlos Esteves, Gestor da Qualidade e do Risco no Centro Hospitalar do Médio Ave e Coordenador da Pós-Graduação Executivo Master em Sistemas de Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde da CESPU, fez a ponte entre a gestão do risco nas atividades desportivas e a prestação de cuidados de saúde.

Por fim, o Sr. Prof. Doutor Nuno Araújo, Coordenador na CESPU do Executive Master em Gestão e Administração em Saúde e do Executive Master em Sistemas de Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde, falou da importância da formação pós-graduada em Qualidade na Saúde na capacitação dos profissionais.

A Dra. Cláudia Telles fez uma apresentação lúdica sobre Qualidade e comunicação com o apoio de alguns elementos da plateia,

de elementos do Conservatório de Dança de Paredes,

e da Associação Amigos da Casa da Cultura de Paredes.

Na cerimónia de encerramento foi feito um agradecimento muito particular à Sra. Enf. Iolanda Couto e a toda a Equipa do ACeS que colaborou na organização deste Encontro.

Foi anunciado que o 3º Encontro da Qualidade da ARS Norte acontecerá em 9 de novembro de 2023, Dia Mundial da Qualidade, no ACeS Santo Tirso/ Trofa.

 

 

1º Fórum sobre Segurança do Utente do ACeS Santo Tirso/ Trofa

O ACeS Grande Porto I – Santo Tirso/ Trofa assinalou o Dia Mundial da Segurança do Doente através de um conjunto de atividades, dirigidas aos utentes e aos profissionais, realizadas entre 19 e 23 de setembro, enquadradas na “Semana da Segurança do Doente”. Esta iniciativa culminou com a realização de um Fórum, no dia 23, na cidade de Santo Tirso, aberto a toda a comunidade (profissionais e utentes), com apresentação e discussão de vários temas relacionados com a segurança dos cuidados e do qual se apresenta o programa.

 

Oficina da Qualidade 2022

A USF Valongo apostou, em 2022, na criação da “Oficina da Qualidade”, um espaço de partilha e discussão sobre a Qualidade em Saúde, no sentido de promover a melhoria contínua da eficácia no desempenho dos Cuidados de Saúde Primários. 

Trata-se de uma Unidade que, em março de 2016, obteve o nível “ÓPTIMO” de Acreditação, de acordo com o Programa Nacional de Acreditação em Saúde do Ministério da Saúde, segundo o modelo da ACSA, tendo sido a primeira Unidade de Cuidados de Saúde Primários a obter este nível em Portugal e Espanha. Esta classificação foi renovada em 2021. 

O evento teve lugar no dia 10 setembro de 2022 no Auditório Dr. António Macedo do Fórum Cultural Vallis Longus, enquadrado nos festejos do 16º aniversário da USF Valongo. 

Foi feito um convite à AFQ para estar presente, pelo que a Coordenadora desta Área Funcional, Dra. Elsa Ramos, fez uma apresentação dedicada ao tema Qualidade na Primeira Pessoa – Importância da Qualidade – Visão da ARS Norte

 

 10 Anos Juntos Na Construção Da Segurança


O ACeS Porto Ocidental organizou o evento, intitulado “10 Anos Juntos Na Construção Da Segurança”, no dia 17 de janeiro de 2020.
Para tal foi convidado o Presidente da ARS Norte que se fez representar pelo Dr. Bernardo Vilas Boas, que teceu algumas considerações sobre o projeto piloto em que está envolvido, relativo à autonomia dos ACeS, em que estão implicados os ACeS Porto Oriental e Póvoa Vila do Conde e em que o ACeS Porto Ocidental é um dos contrapontos.

Para uma mesa moderada pela Dra. Emília Peneda, da CQS e intitulada Qualidade e Segurança na ARS Norte e no ACeS Porto Ocidental foi convidada a Dra. Elsa Ramos, Coordenadora da Área Funcional da Qualidade desta ARS, que apresentou um resumo das várias atividades da responsabilidade da AFQ, dando uma ideia da dimensão do trabalho, a nível da Qualidade, que a ARS Norte realiza com os ACeS, através da cooperação com as CQS.

A Dra. Assunção Varela, Presidente da CQS deste ACeS, fez uma análise do trabalho realizado nesta área nestes 10 anos.

A Dra. Maria José Ribas, Presidente do Conselho Clínico e de Saúde, fez uma apresentação muito interessante, pedagógica e criativa, intitulada Segurança na nuvem com os pés na terra, sobre segurança informática.

A Enf. Cristina Madureira e a Dra. Vânia Andrade moderaram uma mesa sobre Segurança do Utente nos CSP que se revelou muito dinâmica, prática e divertida e que teve a colaboração de um Médico de Família (Nuno Capela), de um Enfermeiro de Família (Hélder Silva) e de um Secretário Clínico (Paulo Santos).

A moderar o tema Locais de Trabalho (In)Seguros, a Dra. Andresa Piedade, Vogal do CCS e elemento da CQS, contou com a presença das Dras. Ermelinda Pinheiro e Marta Pereira, Técnicas de Saúde Ambiental e colaboradoras da CQS, da Dra. Rita Teresinha Nunes, Fisioterapeuta e com os Drs. Maria João Gonçalves e Rodrigo Costa, Internos de MGF, que, sob diferentes perspetivas e de forma diversa, interessante e prática, abordaram esta temática tão importante para Utentes e Profissionais.

O último tema, Prevenção da Violência contra os Profissionais, contou com a Enf. Manuela Mendes, Vogal do CCS e elemento da CQS, como moderadora de uma mesa constituída pela Dra. Ana Gonçalves, Responsável do Gabinete do Cidadão e elemento da CQS, pela Dra. Mariana Sant’Ana, que participa num projeto piloto relacionado com esta área e em articulação com o C. H. do Porto e com a formadora Dra. Cláudia Teles que ilustrou esta última sessão com partilha de ferramentas a utilizar pelos Profissionais e com muita animação.

A Enf. Carla Ferraz, Diretora Executiva e a Dra. Maria José Ribas, PCCS, encerraram o evento com umas breves palavras, “ficando no ar” o desejo de mais encontros assim…

 10 Anos de Qualidade na Saúde – Conferência Internacional

(Programa)

É com muita satisfação que a AFQ vem informar que as Unidades de Saúde Familiar Alpendorada, Anta, Ao Encontro da Saúde, Arões, do Mar, Fafe Sentinela, Freamunde, Gualtar, Joane, Manuel Rocha Peixoto, Nova Salus, Novos Rumos,  Ponte, Ronfe, S. Miguel e Terras de Santa Maria,  concluíram, com sucesso, o seu processo de Acreditação, no âmbito do Modelo de Certificação ACSA Internacional, adotado pelo Ministério da Saúde, para as Instituições do SNS.

Informa, ainda, que as USF Physis e S. João do Sobrado concluíram, com sucesso, o seu processo de Reacreditação pelo Modelo referido.

A Acreditação de Unidades de Saúde apresenta-se como uma das principais prioridades estratégicas do Ministério da Saúde e desta ARS Norte, estando coerente com a Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde e com as ferramentas e normas de gestão clínica e organizacional que têm vindo a ser desenvolvidas para o SNS.

Felicitamos todas as Unidades por este reconhecimento oficial e público e agradecemos o empenho de todas as Equipas envolvidas neste processo de melhoria contínua. Este percurso deve-se ao esforço e motivação de todos os Profissionais que participaram neste projeto, à sua persistência, à complementaridade de funções em torno de objetivos comuns, potenciando a melhoria continua organizacional e fortalecendo a confiança dos cidadãos nas respetivas instituições.

Promover/ garantir a Qualidade, a melhoria contínua dos serviços de saúde e a segurança dos Utentes, é um imperativo de todos os que dedicam a sua vida profissional ao serviço público, aos cidadãos que os procuram para receber cuidados de saúde integrados e seguros, de que necessitam e aos quais têm direito.

 Reunião do Departamento da Qualidade na Saúde da DGS com as CQS da ARSN

Esta reunião realizou-se em 2 de dezembro de 2019 no Auditório da ULS Matosinhos.

A Sra. Enf. Virna Ustá apresentou os principais resultados da monitorização da Qualidade e Segurança baseada nos dados obtidos através dos Relatórios de Atividades referentes a 2018 das várias CQS do país. Alguns dos dados foram apresentados com a evolução nacional ao longo dos anos, por vezes com distinção entre os dados dos Cuidados de Saúde Secundários (CSS) e os dos CSP, outras vezes apenas com dados hospitalares e outras ainda com distinção entre dados dos CSS e dos CSP, mas sem destrinça entre as diversas ARS. Os dados assim apresentados não proporcionam uma análise adequada do trabalho realizado na ARS Norte.

O Prof. Válter Fonseca dedicou-se ao modelo de governação da ENQS e solicitou contributos para a futura Estratégia a todas as CQS. Na reunião trimestral de 5 de dezembro da AFQ com as CQS foi decidida a integração dos contributos das várias CQS dos ACeS e da AFQ e o envio em conjunto até 31 de março.

 

AVALIAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO DOENTE

Foram divulgados, pela DGS, os resultados nacionais em outubro de 2023. Salienta-se que a ARS Norte apresentou uma percentagem de respostas de 51,56%, tendo a taxa nacional rondado os 38%.

Os dados disponíveis relativos à ARS Norte são os seguintes:

ACeS

Número de colaboradores

Respostas completas

Taxa de adesão final

Tâmega III – Vale do Sousa Norte

477

451

94,55%

Tâmega II – Vale do Sousa Sul

471

440

93,42%

Gerês/Cabreira

363

306

84,30%

Famalicão

376

261

69,41%

Baixo Tâmega

517

337

65,18%

Barcelos/Esposende

456

281

61,62%

Stº Tirso/Trofa

322

196

60,87%

Porto Oriental

374

215

57,49%

Gaia

445

214

48,09%

Alto Tâmega e Barroso

450

216

48,00%

Póvoa de Varzim/Vila do Conde

412

197

47,82%

Douro Sul

273

124

45,42%

Porto Ocidental

577

250

43,33%

Guimarães/Vizela/Terras de Basto

708

286

40,40%

Marão e Douro Norte

478

172

35,98%

Maia/Valongo

581

208

35,80%

Espinho/Gaia

466

162

34,76%

Aveiro Norte

361

118

32,69%

Braga

590

192

32,54%

Feira/Arouca

582

157

26,98%

Gondomar

497

120

24,14%

Total

9776

4903

51,56%

A AFQ agradece o empenho e a colaboração das CQS e dos profissionais de saúde em geral que contribuíram para este resultado.

REUNIÃO DA ÁREA FUNCIONAL DA QUALIDADE COM AS COMISSÕES DA QUALIDADE E SEGURANÇA DOS ACeS

Em 30 de novembro terá lugar a 4ª reunião trimestral de 2023 da AFQ com as CQS dos ACeS. Vai realizar-se online entre as 9.30 e as 13 horas.

 

PRÉMIO DE BOAS PRÁTICAS EM SAÚDE, 16ª Edição

O Encontro da 16ª Edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde®, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), a Direção-Geral da Saúde, a Administração Central do Sistema da Saúde, as Administrações Regionais de Saúde e as Direções Regionais da Saúde dos Açores e da Madeira, ocorreu no dia 24 de outubro de 2023, no Centro de Congressos de Lisboa.

O Encontro, que culmina na última de quatro fases de avaliação dos projetos a concurso, é resultado de um trabalho desenvolvido ao longo do ano por todos os parceiros acima referidos, representados por um conjunto de 15 profissionais na Comissão Organizadora do Prémio, pelos 59 profissionais que compõem a Comissão Científica, oriundos das áreas da saúde, gestão e academia e por 30 instituições que constituem a Comissão de Honra. 

Este ano foram submetidas 90 candidaturas, das quais resultou a pré-seleção de 70 projetos que foram submetidos a uma avaliação científica documental e in loco. Destas avaliações foram apurados 26 finalistas, dos quais 14 foram candidatos à categoria de “Melhor Projeto” e 12 à categoria de “Melhor Poster”.

Projetos vencedores

Vencedor na categoria de “Melhor Projeto”

“Abordagem multidisciplinar no tratamento urgente da fratura do fémur proximal no idoso: transformação da realidade em indicador de saúde” do

Centro Hospitalar Universitário de São João, apresentado por António Nogueira Sousa

Menção Honrosa na categoria de “Melhor Projeto”

“Hospital de Cantanhede: Um Hospital Amigo dos Mais Velhos” do

Hospital Arcebispo João Crisóstomo, apresentado por Diana Breda

Vencedor na categoria de “Melhor Poster”

“Unidade de Medicina de Ambulatório” da

Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, apresentado por Teresa Bernardo

Menção Honrosa na categoria de “Melhor Poster”

“Equipa de Cuidados ao Doente Crónico Complexo (ECDCC)” do

Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, apresentado por Sara Montezinho

Voltar
RSE - Area Cidadão