Destaques
Eventos
Prémio de Boas Práticas em Saúde, APDH, 14ª edição |
O Prémio de Boas Práticas em Saúde® é promovido desde 2006 pela APDH e tem por objetivo potenciar o nível de saúde das populações e atender às necessidades e expectativas dos cidadãos. Distingue e galardoa trabalhos de profissionais de saúde de instituições e contribui para a melhoria das boas práticas em saúde. A ARS Norte continua a ser parceira deste evento e a AFQ continua a prestar a sua colaboração.
O Encontro da 14.ª edição do PBPS aconteceu em 22 de novembro de 2021.
https://www.apdh.pt/noticia/192
O vencedor na categoria de “Melhor Projeto” foi “Teleconsulta na Neurorradiologia de Intervenção – a encurtar distâncias e a potenciar conhecimento” do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho.
O Vencedor na categoria de “Melhor Poster” foi “Covid-19 no Contexto de Saúde Escolar” do ACeS Tâmega III, Vale Sousa Norte.
Muitos parabéns aos Profissionais envolvidos!
Dia Mundial da Segurança do Doente, 17 de setembro
10 Anos Juntos Na Construção Da Segurança |
O ACeS Porto Ocidental organizou o evento, intitulado “10 Anos Juntos Na Construção Da Segurança”, no dia 17 de janeiro de 2020.
Para tal foi convidado o Presidente da ARS Norte que se fez representar pelo Dr. Bernardo Vilas Boas, que teceu algumas considerações sobre o projeto piloto em que está envolvido, relativo à autonomia dos ACeS, em que estão implicados os ACeS Porto Oriental e Póvoa Vila do Conde e em que o ACeS Porto Ocidental é um dos contrapontos.
Para uma mesa moderada pela Dra. Emília Peneda, da CQS e intitulada Qualidade e Segurança na ARS Norte e no ACeS Porto Ocidental foi convidada a Dra. Elsa Ramos, Coordenadora da Área Funcional da Qualidade desta ARS, que apresentou um resumo das várias atividades da responsabilidade da AFQ, dando uma ideia da dimensão do trabalho, a nível da Qualidade, que a ARS Norte realiza com os ACeS, através da cooperação com as CQS.
A Dra. Assunção Varela, Presidente da CQS deste ACeS, fez uma análise do trabalho realizado nesta área nestes 10 anos.
A Dra. Maria José Ribas, Presidente do Conselho Clínico e de Saúde, fez uma apresentação muito interessante, pedagógica e criativa, intitulada Segurança na nuvem com os pés na terra, sobre segurança informática.
A Enf. Cristina Madureira e a Dra. Vânia Andrade moderaram uma mesa sobre Segurança do Utente nos CSP que se revelou muito dinâmica, prática e divertida e que teve a colaboração de um Médico de Família (Nuno Capela), de um Enfermeiro de Família (Hélder Silva) e de um Secretário Clínico (Paulo Santos).
A moderar o tema Locais de Trabalho (In)Seguros, a Dra. Andresa Piedade, Vogal do CCS e elemento da CQS, contou com a presença das Dras. Ermelinda Pinheiro e Marta Pereira, Técnicas de Saúde Ambiental e colaboradoras da CQS, da Dra. Rita Teresinha Nunes, Fisioterapeuta e com os Drs. Maria João Gonçalves e Rodrigo Costa, Internos de MGF, que, sob diferentes perspetivas e de forma diversa, interessante e prática, abordaram esta temática tão importante para Utentes e Profissionais.
O último tema, Prevenção da Violência contra os Profissionais, contou com a Enf. Manuela Mendes, Vogal do CCS e elemento da CQS, como moderadora de uma mesa constituída pela Dra. Ana Gonçalves, Responsável do Gabinete do Cidadão e elemento da CQS, pela Dra. Mariana Sant’Ana, que participa num projeto piloto relacionado com esta área e em articulação com o C. H. do Porto e com a formadora Dra. Cláudia Teles que ilustrou esta última sessão com partilha de ferramentas a utilizar pelos Profissionais e com muita animação.
A Enf. Carla Ferraz, Diretora Executiva e a Dra. Maria José Ribas, PCCS, encerraram o evento com umas breves palavras, “ficando no ar” o desejo de mais encontros assim…
10 Anos de Qualidade na Saúde – Conferência Internacional |
(Programa)
É com muita satisfação que a AFQ vem informar que as Unidades de Saúde Familiar Alpendorada, Anta, Ao Encontro da Saúde, Arões, do Mar, Fafe Sentinela, Freamunde, Gualtar, Joane, Manuel Rocha Peixoto, Nova Salus, Novos Rumos, Ponte, Ronfe, S. Miguel e Terras de Santa Maria, concluíram, com sucesso, o seu processo de Acreditação, no âmbito do Modelo de Certificação ACSA Internacional, adotado pelo Ministério da Saúde, para as Instituições do SNS.
Informa, ainda, que as USF Physis e S. João do Sobrado concluíram, com sucesso, o seu processo de Reacreditação pelo Modelo referido.
A Acreditação de Unidades de Saúde apresenta-se como uma das principais prioridades estratégicas do Ministério da Saúde e desta ARS Norte, estando coerente com a Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde e com as ferramentas e normas de gestão clínica e organizacional que têm vindo a ser desenvolvidas para o SNS.
Felicitamos todas as Unidades por este reconhecimento oficial e público e agradecemos o empenho de todas as Equipas envolvidas neste processo de melhoria contínua. Este percurso deve-se ao esforço e motivação de todos os Profissionais que participaram neste projeto, à sua persistência, à complementaridade de funções em torno de objetivos comuns, potenciando a melhoria continua organizacional e fortalecendo a confiança dos cidadãos nas respetivas instituições.
Promover/ garantir a Qualidade, a melhoria contínua dos serviços de saúde e a segurança dos Utentes, é um imperativo de todos os que dedicam a sua vida profissional ao serviço público, aos cidadãos que os procuram para receber cuidados de saúde integrados e seguros, de que necessitam e aos quais têm direito.
1º Encontro da Qualidade da ARS Norte |
A Área Funcional da Formação e Desenvolvimento e a Área Funcional da Qualidade organizaram o 1º Encontro da Qualidade da ARS Norte, dirigido particularmente às Comissões da Qualidade e Segurança e seus colaboradores dos 21 ACeS da Região Norte.
Este Encontro teve lugar em Esposende, no Auditório Municipal, no dia 14 de novembro, Dia Mundial da Qualidade. A colaboração do ACeS Barcelos/ Esposende e da Câmara Municipal de Esposende foi absolutamente inexcedível.
O programa (acima) respondeu a várias questões com as quais os Profissionais lidam no exercício das suas funções, no âmbito da Melhoria Contínua da Qualidade dos serviços a prestar.
O Encontro constituiu também uma oportunidade de convívio entre todos os que se interessam por esta temática.
Temos Encontro marcado para 12 de novembro de 2020, Dia Mundial da Qualidade, no ACeS Tâmega II – Vale de Sousa Sul!
Apresentações:
Notícias
REUNIÃO DA ÁREA FUNCIONAL DA QUALIDADE COM AS COMISSÕES DA QUALIDADE E SEGURANÇA DOS ACES |
No dia 2 de junho, através do MS Teams, realizou-se a segunda reunião de 2022 e cuja agenda incluiu vários temas.
- Processo de Acreditação em curso de 45 Unidades de CSP da ARS Norte
- Relatório de Atividades e Plano de Ação das CQS
- Plano Nacional para a Segurança dos Doentes – atividades desenvolvidas
- Plano de Formação da AFQ 2022
- Gestão do ciclo de vida dos equipamentos clínicos (adesão à plataforma) – próximos passos
- Monitorização da Satisfação do Utente
- Plano Estratégico de Melhoria Contínua da Qualidade na área das Auditorias da AFQ
- Confirmação da data das próximas reuniões trimestrais
- Outros Assuntos
PRÉMIO DE BOAS PRÁTICAS EM SAÚDE, APDH, 15ª EDIÇÃO |
Realiza-se este ano a 15ª edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde (PBPS). Este Prémio anual é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), em parceria com a Direção-Geral da Saúde, a Administração Central do Sistema de Saúde, com as cinco Administrações Regionais de Saúde e em colaboração com a Direção Regional da Saúde dos Açores e com a Secretaria Regional da Saúde da Madeira.
Este Prémio visa distinguir e premiar o trabalho dos profissionais ou equipas em serviços/ unidades de saúde que, no seu quotidiano, desenvolvam projetos com qualidade e inovação e que, respeitando as normas instituídas, representem um valor acrescentado para o cidadão/ comunidade ou para as práticas da instituição, com reflexo direto na prestação de cuidados de saúde, podendo ser consideradas como boas práticas em saúde.
Neste âmbito, todos os profissionais e equipas de saúde dos setores público, privado e social foram convidados a apresentar projetos à 15ª edição deste Prémio, centrando-se este ano na temática do “SNS EM MUDANÇA: SAÚDE SUSTENTÁVEL”.
SUBTEMAS
- Integração de Cuidados de Saúde e Respostas de Proximidade
Transição estrutural e organizacional dos serviços. Estratégias de Integração dos diferentes níveis de cuidados – cuidados de saúde primários, hospitalares, continuados integrados, saúde pública e articulação com as autarquias e os setores social e privado.
- Capital Humano da Saúde
Novas práticas e competências, necessidades, saúde mental e bem-estar dos profissionais, formação especializada, boas práticas de gestão e liderança. Estratégias de motivação e valorização dos profissionais.
- Tecnologias para a Otimização de Cuidados
Transformação digital. Novas tendências na área da Telemedicina (por exemplo, telemonitorização, teleconsulta, telessaúde, teleconsultadoria), robótica, inteligência artificial, entre outras, como instrumentos de suporte à gestão e acesso da informação, reporte e melhoria dos resultados, interoperabilidade e comunicação.
- Organizações de Saúde “Verdes”
Projetos, construções, reformas e operações de instalações e edifícios de saúde “verdes” e saudáveis. Iniciativas no âmbito da economia circular ou que contribuam, por exemplo, para a eficiência energética ou políticas de lixo zero, que visem minimizar os impactos ambientais, favorecendo ambientes mais “verdes” e sustentáveis.
- Retoma Global de Cuidados de Saúde Garantindo a eEuidade
Iniciativas e projetos que promovam a retoma global dos cuidados de saúde, aos vários níveis de prevenção (primária secundária, terciária e quaternária), com foco na retoma do acesso e desempenho assistencial, adiada pela atual pandemia COVID-19.
O prazo para apresentação de candidaturas decorreu entre 21 de março e 29 de abril de 2022.
Já se encontra disponível para consulta a lista de projetos pré-selecionados no âmbito da 15ª Edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde.
Os projetos finalistas serão convidados a apresentar o seu projeto no Encontro de Boas Práticas em Saúde e concorrerão à atribuição de duas distinções – primeiro prémio e menção honrosa – na categoria de Melhor Projeto. Aos projetos não finalistas, a que tenha sido reconhecido mérito pela Comissão Científica, será dirigido um convite para apresentação de poster científico, que concorrerão à atribuição duas distinções – primeiro prémio e menção honrosa – na categoria de Melhor Poster. Este Encontro para apresentação dos projetos nomeados, terá lugar no dia 23 de novembro de 2022, cujo formato será definido de acordo com a evolução do contexto pandémico e das regras de segurança em vigor, impostas pelas autoridades competentes.
Links onde consta informação disponível:
Site PBS https://www.boaspraticasemsaude.com/
Facebook: https://www.facebook.com/boaspraticasemsaude
LinkedIn: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6906633038667862016
Twiter: https://twitter.com/APDH_Portugal
Reunião do Departamento da Qualidade na Saúde da DGS com as CQS da ARSN |
Esta reunião realizou-se em 2 de dezembro de 2019 no Auditório da ULS Matosinhos.
A Sra. Enf. Virna Ustá apresentou os principais resultados da monitorização da Qualidade e Segurança baseada nos dados obtidos através dos Relatórios de Atividades referentes a 2018 das várias CQS do país. Alguns dos dados foram apresentados com a evolução nacional ao longo dos anos, por vezes com distinção entre os dados dos Cuidados de Saúde Secundários (CSS) e os dos CSP, outras vezes apenas com dados hospitalares e outras ainda com distinção entre dados dos CSS e dos CSP, mas sem destrinça entre as diversas ARS. Os dados assim apresentados não proporcionam uma análise adequada do trabalho realizado na ARS Norte.
O Prof. Válter Fonseca dedicou-se ao modelo de governação da ENQS e solicitou contributos para a futura Estratégia a todas as CQS. Na reunião trimestral de 5 de dezembro da AFQ com as CQS foi decidida a integração dos contributos das várias CQS dos ACeS e da AFQ e o envio em conjunto até 31 de março.
Avaliação da Cultura de Segurança em Cuidados de Saúde Primários |
Foram divulgados os resultados nacionais relativos à Avaliação da Cultura de Segurança em Cuidados de Saúde Primários. Uma vez mais, os profissionais da ARS Norte responderam em maior percentagem. Muito obrigada pela colaboração.
Eis as taxas de adesão ao questionário por ACeS/ ULS:
Instituição | Taxa de Adesão |
ACeS do Tâmega III – Vale do Sousa Norte | 92,4 |
ACeS Tâmega II – Vale de Sousa Sul | 89,8 |
ACeS Entre Douro e Vouga II-Aveiro Norte | 72,7 |
ACeS Cávado III – Barcelos/Esposende | 69,8 |
ACeS Alto Trás-os-Montes II- Alto Tâmega e Barroso | 66,6 |
ACeS Entre Douro e Vouga I | 64,6 |
ACeS Cávado II – Gerês/Cabreira | 64 |
ACeS Grande Porto III – Maia/Valongo | 63,2 |
ACeS Cávado I – Braga | 56,7 |
ACeS Douro II- Douro Sul | 56,5 |
ACeS Grande Porto I | 56,1 |
ACeS Alto Ave – Guimarães/Vizela/Terras de Basto | 54,8 |
ACeS AVE – Famalicão | 54,1 |
ACeS Grande Porto V – Porto Ocidental | 53,2 |
ACeS Grande Porto IV – Povoa de Varzim/Vila do Conde | 48,6 |
ACeS Grande Porto II – Gondomar | 40,5 |
ACeS Grande Porto VII – Gaia | 33,8 |
ACeS Grande Porto VI – Porto Oriental | 31,7 |
ACeS Tâmega I – Baixo Tâmega | 30 |
ACeS Douro I – Marão e Douro Norte | 28,6 |
ACeS Grande Porto VIII – Espinho/Gaia | 19,3 |
Unidade Local de Saúde do Alto Minho | 7,8 |
Unidade Local de Saúde de Matosinhos | 30,7 |
Unidade Local de Saúde do Nordeste | 49,3 |
Nacional | 34,1 |
ARS Norte | 49,1 |
ARS Norte sem ULS | 54,6 |
RA Açores | 42,1 |
ARS Algarve | 30,7 |
ARS Centro | 28,3 |
ARS Lisboa Vale do Tejo | 20 |
ARS Alentejo | 19,9 |
Eis o número de respostas completas obtidas por ACeS/ ULS:
Instituição | Nº de respostas completas |
ACeS Tâmega II – Vale de Sousa Sul | 388 |
ACeS Alto Ave – Guimarães/Vizela/Terras de Basto | 377 |
ACeS Grande Porto III – Maia/Valongo | 321 |
ACeS do Tâmega III – Vale do Sousa Norte | 318 |
ACeS Grande Porto V – Porto Ocidental | 268 |
ACeS Cávado I – Braga | 266 |
ACeS Cávado III – Barcelos/Esposende | 254 |
ACeS Entre Douro e Vouga I | 248 |
ACeS Alto Trás-os-Montes II- Alto Tâmega e Barroso | 247 |
ACeS Cávado II – Gerês/Cabreira | 203 |
ACeS Entre Douro e Vouga II-Aveiro Norte | 189 |
ACeS Grande Porto IV – Povoa de Varzim/Vila do Conde | 177 |
ACeS Tâmega I – Baixo Tâmega | 173 |
ACeS AVE – Famalicão | 170 |
ACeS Grande Porto I | 165 |
ACeS Grande Porto II – Gondomar | 162 |
ACeS Douro II- Douro Sul | 152 |
ACeS Douro I – Marão e Douro Norte | 130 |
ACeS Grande Porto VII – Gaia | 120 |
ACeS Grande Porto VI – Porto Oriental | 105 |
ACeS Grande Porto VIII – Espinho/Gaia | 72 |
Unidade Local de Saúde do Alto Minho | 57 |
Unidade Local de Saúde de Matosinhos | 149 |
Unidade Local de Saúde do Nordeste | 299 |
A AFQ fez a análise do resultados e das recomendações relativas aos ACeS e este tema será alvo do trabalho conjunto na reunião trimestral da AFQ com as 21 Comissões da Qualidade e Segurança.