previous arrow
next arrow
Slider

Saúde Pública

“A Saúde Pública é a ciência e a arte de promover saúde (…), com base no entendimento de que a saúde é um processo que envolve o bem-estar social, mental, espiritual e físico. A Saúde Pública intervém com base no conhecimento de que a saúde é um recurso fundamental do indivíduo, da comunidade e da sociedade como um todo e que deve ser sustentada por um forte investimento nas condições de vida que criam, mantêm e protegem a saúde.”
(Kickbusch, 1989)A Saúde Pública, pela sua própria natureza intrínseca, torna-se ponto de partida e de encontro de diferentes disciplinas, setores, instituições, culturas e valores.A ARSN, I.P., ao assumir o compromisso de promover a Saúde Pública da(s) população(ões) da Região Norte pretende, através destas páginas, convidar TODOS e TODAS, individual e institucionalmente, a envolverem-se ativamente neste empreendimento necessariamente coletivo, para que possamos obter verdadeiros ganhos em saúde e, portanto, mais e melhor saúde.Assim, ao visitar as páginas relativas à Saúde Pública, poderá:

  • encontrar informação relevante e acessível sobre as principais necessidades e problemas de saúde da Região e seus determinantes;
  • conhecer quais as principais áreas de intervenção em Saúde Pública;
  • conhecer quais os principais programas e projetos de saúde em curso na Região.

Visite-nos e partilhe connosco as suas impressões!

DESTAQUES
Programa Regional para a Infeção VIH/Sida – atualização de conteúdos Damos conhecimento da publicação do Relatório Anual “Infeção VIH/SIDA – Região Norte – Principais Resultados 2019”, disponível em Dados Epidemiológicos e Estudos
Relatório de Atividades 2019
Plano de Contingência Regional Saúde Sazonal – Módulo Verão 2020 cujo período de vigência é de 01 de maio a 30 de setembro.
Programa Regional para a Infeção VIH/Sida – atualização de conteúdos Damos conhecimento da publicação do Relatório de estágio de Investigação Epidemiológica em Saúde Pública, intitulado “VIH/SIDA: caracterização da população seropositiva, residente na região Norte de Portugal, 1987-2017″ da autoria da Médica Interna de Saúde Pública, Ana Luísa Moreira, disponível em Dados Epidemiológicos e Estudos
Programa Regional para a Infeção VIH/Sida – atualização de conteúdos Damos conhecimento da publicação do Relatório anual “Infeção VIH/Sida – Região Norte 2018”, disponível em Dados Epidemiológicos e Estudos  bem como da publicação das Atividades 2018 e Plano de Ação 2019. Foram atualizados os Relatórios do Programa Nacional para a Infeção VIH e do Instituto Nacional de Saúde – Dr. Rigcardo Jorge. Foram ainda atualizadas algumas normas e legislação.
Programa Regional para a Infeção VIH/Sida – atualização da ferramenta regionalDamos conhecimento da publicação da ferramenta Infeção VIH/Sida – Região Norte 2018, disponível para consulta no separador Dados Epidemiológicos e Estudos do Programa Regional para o VIH/Sida. Nesta ferramenta é possível consultar o perfil epidemiológico da infeção na região e, separadamente, em cada ACES/ULS.
Vigilância Epidemiológica Foram atualizados todos os conteúdos disponíveis no separador Vigilância Epidemiológica, disponibilizando-se diversos Painéis Interativos no âmbito das Doenças de Notificação Obrigatória – SINAVE, Gripe Sazonal e Tuberculose.
CONTACTOS

Departamento de Saúde Pública
Dr.ª Maria Neto
Rua Anselmo Braancamp, 144
4000-078 Porto
Tel. 22 041 17 01 Fax 22 041 17 02
E-Mail: directora.dsp@arsnorte.min-saude.pt

Voltar
RSE - Area Cidadão
ut pulvinar justo dolor risus mattis risus. quis,