PROJETO RIA – RE.INVENTAR OS ACES
TRANSFORMAR A ARS
RENOVAR O SNS
FINALIDADES
Transformar a ARS Norte num órgão de planeamento e coordenação estratégica e simultaneamente fornecedor de serviços às organizações prestadoras de cuidados de saúde em proximidade.
Simultaneamente, atribuir autonomia gestionária aos ACeS, enquanto poder reconhecido pela administração regional e central de tomar decisões nos domínios estratégico, funcional, administrativo, financeiro e organizacional, no quadro dos seus projetos e em função das competências e dos meios que lhe serão consignados.
Pretende desenvolver -se um novo modelo de contrato -programa que garanta a gestão célere e próxima das necessidades do cidadão e uma contratualização, que se traduza num compromisso de resultados, processos e recursos, e consequentemente, na criação de valor.
A criação de condições de dedicação plena para o exercício das funções do Conselho Clínico e de Saúde constituir -se -á como promotor e garante de uma cultura de governação clínica centrada nas pessoas, com foco nos resultados e orientada para o processo de cuidados em ciclos de melhoria contínua.
A conceção de modelos colaborativos inovadores (criação de redes) constituirá uma resposta às novas realidades sociais, demográficas e de saúde das populações, promovendo a interligação, a cooperação e a complementaridade entre as unidades de saúde e os parceiros da comunidade, contribuindo para o desenvolvimento organizacional, para a qualidade, a humanização, o espírito crítico e o rigor científico.