previous arrow
next arrow
Slider

SNS + Proximidade – Semana do “Cuidar em Casa”

Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) aumenta capacidade de resposta nos cuidados domiciliários com a aquisição de mais três viaturas

O Coordenador Nacional para a reforma do Serviço Nacional de Saúde na área dos Cuidados Continuados, Manuel Lopes, e a Vogal do Conselho Diretivo da ARS Norte, Paula Duarte, estiveram presentes, na Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) onde deram início à semana dedicada à temática do “Cuidar em Casa”. Esta iniciativa, que decorre até dia 2 de março, insere-se no projeto SNS + Proximidade e é uma oportunidade para dar a conhecer as respostas assistenciais dinamizadas pelas unidades de saúde e suas equipas, neste caso em particular, pela ULSM.

Os responsáveis ficaram a conhecer as diversas respostas existentes na ULSM que visam o “Cuidar em Casa”. A USLM é pioneira em projetos de apoio domiciliário, disponibilizando hoje respostas direcionadas para a reabilitação física e respiratória, saúde mental, cuidados neonatais, doente crónico complexo, cuidados paliativos, entre outros. Projetos que assumem particular relevância para as pessoas mais idosas, com múltiplos problemas de saúde, e que que permitem “envelhecer no seu contexto”, ou “envelhecer em casa”.

O “cuidar em casa” deslocaliza os cuidados das instituições para a casa das pessoas, levando a uma redefinição do processo de prestação de cuidados. Esta é a aposta voltada para o futuro do projeto SNS + Proximidade.

Na ocasião, assinalou-se o alargamento da frota disponível na ULSM, com a disponibilização de três viaturas que vão permitir aumentar a capacidade da resposta assistencial da Equipa de Cuidados Paliativos aos utentes, prestando cuidados no domicílio e evitando que se desloquem ao hospital.

Voltar
Area Cidadão