Estamos ON
previous arrow
next arrow
Slider

PROJETO | RASTREIO COLABORATIVO COVID-19 | ARS NORTE

1| Finalidade
Interromper de forma mais célere as cadeias de transmissão de COVID-19 na comunidade.

2| Objetivos
Reduzir o número de inquéritos epidemiológicos em atraso

3| Metodologia
O presente projeto pretende agilizar o contacto telefónico com os casos confirmados de COVID-19, imediatamente após o seu diagnóstico, de forma a instituir as medidas necessárias, nomeadamente:
a) Isolamento no domicílio do caso confirmado de COVID-19;
b) Identificação e posterior isolamento no domicílio dos contactos de alto-risco indicados (i.e., pessoas que contactaram com os casos confirmados de COVID-19 com um nível de exposição considerado de alto risco).

Esta metodologia será implementada em três fases, descritas sumariamente de seguida:
FASE 1
Realização de chamada telefónica, com a duração de 4 minutos, com o caso confirmado de COVID-19, com o intuito obter as seguintes informações:
a) Confirmar que se trata de um caso confirmado de COVID-19;
b) Informar o isolamento no domicílio do caso confirmado de COVID-19;
c) Confirmar a freguesia de residência do caso confirmado de COVID-19;
d) Obter o e-mail do caso confirmado de COVID-19 (em alternativa, o e-mail de um coabitante);
e) Remeter uma mensagem de correio eletrónico para o e-mail do caso confirmado de COVID-19 com informações sobre os cuidados a adotar durante o período de isolamento & formulário online que permitirá a identificação dos contactos de alto-risco do caso confirmado de COVID-19;
f) Confirmar, através do recibo de entrega e de leitura do e-mail, que a respetiva mensagem foi entregue e aberta pelo destinatário (caso confirmado de COVID-19).

FASE 2
Após o preenchimento do formulário online remetido por e-mail para o caso confirmado de COVID-19, será validada a informação submetida através da verificação do cumprimento dos critérios de contacto de alto-risco nas pessoas identificadas. Durante esta fase, os contactos de alto-risco validados serão colocados em isolamento no domicílio, por e-mail ou chamada telefónica, e serão informados sobre como obter o Certificado de Isolamento Profilático. No caso de terem sido identificados contactos de alto risco sintomáticos, dar-se-á seguimento à prescrição de teste SARS-CoV-2.

FASE 3
Na última fase do projeto, será garantido que a equipa do projeto irá introduzir os casos confirmados de COVID-19 e contactos de alto-risco sintomáticos na plataforma de monitorização clínica Trace COVID-19, para posterior seguimento clínico por um Médico de Família. Adicionalmente, será emitida o Certificado de Isolamento Profilático solicitado pelos contactos de alto-risco.

 

 

Voltar
RSE - Area Cidadão
libero adipiscing Lorem venenatis elit. elit. dictum