Conferência Internacional sobre Aleitamento Materno

Sob o lema Aleitamento Materno – Um Alicerce para a Vida, teve lugar no dia 28 de setembro, a Conferência Internacional sobre Aleitamento Materno, que habitualmente se realiza em Lisboa e, que pela primeira vez, se concretizou no Porto, no Hospital Magalhães Lemos e cuja responsabilidade organizativa é da Comissão Iniciativa Amiga dos Bebés, integrada na UNICEF Portugal.

Esta iniciativa marcou o arranque da semana dedicada ao Aleitamento Materno em Portugal, que ocorre entre 01 e 05 de outubro. Num mundo cheio de desigualdades, crises e pobreza, o aleitamento materno é o alicerce da boa saúde ao longo da vida das crianças e mães.

Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Aleitamento Materno, a amamentação como reforço da vinculação e prevenção em saúde mental e o aleitamento materno no século XXI, foram alguns dos temas em destaque neste encontro. A UNICEF e a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertam que o investimento em políticas que promovem o aleitamento materno pode salvar a vida de mais de 800 mil crianças menores de cinco anos, todos os anos, recomendando o aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade, e após o 6º mês de vida, o início gradual dos alimentos complementares, mantendo o aleitamento materno até aos 2 anos de idade ou mais.

A Comissão Iniciativa Amiga dos Bebés, cuja presidente é a Dr.ª Ana Jorge, ex-Ministra da Saúde, procedeu, na sessão de encerramento, à entrega do poster melhor classificado intitulado” Factors associated with breastfeeding practices among migrant and native women in Portugal”, de Cosima Lisi como primeira autora, seguindo-se a entrega das certificações “Iniciativa Hospital Amigo dos Bebés” ao Centro Materno Infantil do Norte, Maternidade Bissaya Barreto, Hospital de Setubal, Hospital Tondela Viseu e ULS da Guarda. Este momento contou com a presença do Presidente da Câmara do Porto e do Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte.

Area Cidadão