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Conselho Diretivo

Carlos Alberto de Jesus Nunes
Nasceu em Lisboa, em 1956, e reside em Gondomar


Habilitações académicas:
• Licenciatura em Medicina em 1980 pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Experiência profissional:

• Médico de Família (1994). Grau de Consultor (1998). Centro de Saúde de Foz do Sousa (1985 – 1991). Centro de Saúde de Rio Tinto (1991 – 2005). Representante Formal do RRE de Fânzeres (1999 – 2005).

• Coordenou o estudo de “Autoavaliação do RRE” em 2003 com a participação de 14 equipas de RRE com vista a avaliar a experiência organizativa.

• Integrou o grupo de trabalho para a criação e implementação do Módulo de Prescrição Electrónica de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (2004 – 2006).

• Integrou a Comissão para a Avaliação dos Novos Modelos de Gestão dos Centros de Saúde. Ordem dos Médicos (2004).

• Participação como docente convidado no 6º, 7º, 8º, 11º e 12º Curso de Pós-graduação em Gestão de Unidades de Saúde da CESPU – Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte (2006 a 2008, 2011 e 2012).

• Participação como docente convidado na pós-graduação em Gestão da Qualidade em Unidades Funcionais dos Agrupamentos de Centros de Saúde da Universidade Fernando Pessoa (2012).

• Participação como formador no Curso de Formação dos Coordenadores de URAP da ARS Norte e Centro (2012).

• Responsável do Curso de Técnicas de Organização e Planeamento em Medicina Geral e Familiar. Internato Médico de Medicina Geral e Familiar da Zona Norte (2013 – 2016).

• Participou como formador na Ação de Formação Contratualização e Técnicas de Negociação para o Sindicato dos Médicos do Norte em 2014.

• Participou como formador no Pharmatrain, da Universidade de Aveiro, no tema The Primary Healthcare Setting – i. Operational Indicators and Performance Analysis; ii. Responsability and Accountability em 2014.

• Participou como formador no Curso de Gestão para Gestores de Unidades de Saúde de Cabo Verde, em 2015.

• Membro da Equipa Nacional da Missão para os Cuidados de Saúde Primários (MCSP) entre novembro de 2005 e abril de 2008.

• Integrou o Departamento de Contratualização da ARS do Norte. (2008 – 2009).

• Integrou a Equipa de Análise Estratégica e Apoio ao Grupo Consultivo para a Reforma dos Cuidados de Saúde Primários (2008 – 2010).

• Diretor Executivo do ACES de Gondomar (desde 2009).

• Integrou o Grupo de Coordenação Estratégica da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários (2010 – 2011).

• Presidente de Júri do Concurso Público Internacional nº 01/2010 para a aquisição de serviços para desenvolvimento e implementação do Sistema de Apoio aos Cuidados de Saúde Primários (2010 – 2011).

• Integrou o Grupo Técnico para o Desenvolvimento dos Cuidados de Saúde Primários (2011 – 2012).

• Integrou a Comissão Científica do Fórum dos Cuidados de Saúde Primários em novembro de 2012.

• Integra a Equipa de Coordenação Nacional para a Reforma do SNS – área dos Cuidados de saúde Primários desde dezembro de 2015.

 

Maria Clara Vieira de Castro Cabanas
Nascida a 25 de Dezembro de 1967


Habilitações académicas:
• Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1987)

• Curso Intensivo de Gestão de Recursos Humanos – Espaço Atlântico – Formação Financeira SA

• Curso de Especialização em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa (1999)

• PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde – AESE – Business School (2005)

Experiência profissional:
• Exercício de Advocacia – Assessoria jurídica

• Administradora Hospitalar no CHVNG/E EPE – desde 2001

• Direção Serviços Gerais e Hoteleiros

• Gestão de projetos de Candidatura (Saúde XXI e PORN) Verbas FEDER e PIDDAC

• Vogal do Conselho Diretivo da Unidade de Gestão Integrada da Urgência e Intensivismo

• Vogal do Conselho Diretivo do Centro de Ambulatório.

• Vogal do Conselho Diretivo da Unidade de Gestão Integrada do Tórax e Circulação

• Integra a Comissão de Normalização de Consumos

• Integrou a Comissão Local de Informatização Clinica

• Integrou a Equipa Multidisciplinar do Gabinete do Utente

Ponciano Manuel Castanheira de Oliveira
Nascido em 3 de Junho de 1975, em Ponta Delgada


Habilitações académicas:
• Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra;

• Pós-graduado em Direito Bancário, da Bolsa e dos Seguros, pelo Instituto de Direito Bancário, da Bolsa e dos Seguros da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra;

• Pós-graduado em Economia e Politica de Saúde, pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho;

• Frequentou o Curso Avançado de Gestão Hospitalar da Porto Business School;

Experiência profissional:
• Alto-Comissário Adjunto da Saúde, desde 2010. Coordenou as áreas de gestão dos recursos financeiros e humanos; do gabinete de apoio jurídico, incluindo a representação legal do Ministério da Saúde da República Portuguesa em contencioso comunitário, bem como a coordenação de processos de transposição de Directivas Comunitárias; da avaliação dos serviços centrais do Ministério da Saúde, incluindo o acompanhamento da negociação dos seus objectivos anuais e respectiva monitorização da execução; do Programa de Apoios Financeiros do Alto Comissariado da Saúde, presidindo à Comissão de Coordenação dos Apoios Financeiros do Ministério da Saúde às associações sem fins lucrativos (que actuam na área da saúde e das prioridades do Plano Nacional de Saúde); do Canal Mais Saúde; das Relações Internacionais do Ministério da Saúde (desde Maio de 2011);

• Membro da Comissão para a Desformalização (eliminação, simplificação e desmaterialização de actos) no âmbito do Ministério da Justiça, desde Outubro de 2008 até Setembro de 2009, em representação do Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça – ITIJ, I.P..

• Vogal do conselho directivo do Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça, I.P., entre 2008 e 2010. Coordenou as áreas de administração geral do Instituto (designadamente dos recursos humanos e financeiros, do planeamento de actividades, e gestão financeira dos projectos no âmbito das tecnologias de informação e comunicação); do núcleo de gestão de serviços de rede (designadamente da gestão da Rede de Comunicações da Justiça); do Gabinete de Apoio Jurídico; dos projectos de âmbito internacional e do departamento de fornecimento de serviços (designadamente a gestão de clientes e o serviço de help-desk).
Neste âmbito, foi ainda delegado português nos grupos de trabalho: das Novas Tecnologias, no âmbito da Conferência de Ministros da Justiça Ibero-Americanos; E-Justice junto do Conselho da União Europeia, que desenvolveu o Portal Europeu da Justiça Electrónica; E-Codex; para a implementação dos aspectos técnicos para a entrada em vigor do Tratado de Prüm; para a implementação dos aspectos técnicos da nova decisão do Eurojust;

• Membro da Comissão para a Desformalização (eliminação, simplificação e desmaterialização de actos) no âmbito do Ministério da Justiça, desde Fevereiro de 2006 até Setembro de 2008, em representação da Associação Comercial do Porto – Câmara de Comércio e Indústria do Porto;

• Consultor jurídico da Associação Comercial do Porto – Câmara de Comércio e Indústria do Porto entre Fevereiro 2006 e Setembro de 2008;

• Advogado desde 2002, exercendo a pratica forense com predominância nas áreas do direito civil, laboral e corporate;

• Consultor jurídico da Associação Comercial do Porto – Câmara de Comércio e Indústria do Porto entre Dezembro de 2000 e Dezembro de 2003 e consultor de Recursos Humanos da mesma entre Outubro de 2002 e Dezembro 2003.

Actividades cívicas relevantes:
• Desde 2008, presidente da direcção da Casa dos Açores do Norte, sendo vogal da direcção desde 2005;

• Desde 2006, membro do conselho fiscal do Instituto de Arbitragem Comercial;

• Membro do Senado da Universidade de Coimbra no ano de 2000;

• Provedor do Estudante na Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra no ano de 2000;

  Paula Alexandra Sousa Duarte
Nascida a 11 de outubro de 1966                       


Habilitações académicas:
• Curso Geral de Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Imaculada Conceição (1990)

• Curso de Estudos Superiores Especializados em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (1998)

• Pós-Graduação em Bioética e Ética Médica – FMUP (2001)

• Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (2003)

Experiência profissional:
• Enfermeira no Serviço de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos do CHP – HGSA (1990-2002 e 2005-2010)

• Enfermeira da Equipa do INEM de Transporte de Recém-Nascidos de Alto Risco (1991-2007)

• Enfermeira Responsável da Consulta da Dor Crónica do CHP – HGSA (2002-2005)

• Enfermeira responsável pela formação em serviço CHP – HGSA (2002-2010)

• Formadora de Suporte Básico de Vida Pediátrico no CHP, EPE (2004-2010)

• Responsável de parametrização dos sistemas de informação e documentação dos cuidados de enfermagem do Departamento da Mulher e da Criança no CHP, EPE (2007-2010)

• Membro da Comissão de Ética da Saúde do CHP desde 2009

• Integra a Equipa Coordenadora Regional de Cuidados Continuados da ARS Norte, IP (2010)

• Coordenadora da Equipa Coordenadora Regional de Cuidados Continuados da ARS Norte, IP (2013-presente)

• Integra a Equipa Técnica de Apoio à Coordenação Nacional da RNCCI

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