Noticias

Abertura de Concursos – PORI

A Administração Regional de Saúde do Norte, I.P. informa que o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD) procedeu à abertura de concursos para financiamento de projetos que integrem os Programas de Respostas Integradas (PRI) dos Territórios de Braga, Castelo de Paiva, Gondomar e Vila Nova de Famalicão, com base nos procedimentos da Portaria nº 27/2013, de 24 de janeiro.

A data limite de entrega das candidaturas é 15 de maio de 2019

 

Contexto Festivo no Ensino Superior volta a ser alvo de intervenção do CRI de Viana do Castelo

O Centro de Respostas Integradas de Viana do Castelo, da Divisão de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências da ARS Norte, IP., irá a dinamizar, pelo 10º ano consecutivo, um novo Curso de Formação de Pares Mediadores, para o contexto festivo no Ensino Superior.

O Curso de pares decorrerá entre 12 de março e 18 de abril de 2019, nas instalações da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em horário pós-laboral, duas vezes por semana, num total de 44 horas de formação teórico pratica, com capacidade para formar 40 alunos, deste Instituto.

 À semelhança dos anos anteriores, os parceiros deste projeto de Redução de Riscos e Minimização de Danos, denominado “Consumos Controlados organizaram um plano de formação que aborda conceitos, estratégias e pressupostos de intervenção específicos desta área, destinada à preparação de jovens estudantes integrados no ensino superior, para uma intervenção voluntária na próxima semana académica, que decorrerá entre os dias 17 e 23 de maio de 2019, em Viana do Castelo e em Ponte de Lima.

 Rentabilizando o saber e a eficácia dos parceiros efetivos desta resposta integrada em matéria de consumos e dependências, este curso volta a contar com a participação de vários profissionais/formadores de entidades parceiras como, a Autarquia de Viana do Castelo, os serviços de Saúde Pública e de Alimentação e Nutrição da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE, o Gabinete Saude do IPVC, a Comissão da Dissuasão da Toxicodependência de Viana do Castelo, o Gabinete de Atendimento à Família, o Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento e a Amnistia Internacional, através da dinamização dos módulos formativos.

 A real concretização de resultados na intervenção desta natureza valida a continuidade de uma resposta de proximidade, em que a centralidade emana da relação de ajuda e da reciprocidade de interação com os pares.

Esta iniciativa, para além de promover o envolvimento dos destinatários da ação, do qual decorrem inequívocos benefícios, introduz critérios de inovação e criatividade fundamentais para contribuir para a adesão de todos os envolvidos no processo.

Em suma, diversificar iniciativas, qualificar recursos, rentabilizar parcerias, ampliar respostas, para Reduzir Riscos em tempo de queima!

Cartaz_10CursodeParesMediadores

Para mais informações contacte:
CRI Viana do Castelo (Enf. Helder São João)
Email: helder.sjoao@arsnorte.min-saude.pt
Tel: 258 009 390

 

Abertura de Concursos – PORI

A Administração Regional de Saúde do Norte, I.P. informa que o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD) publicou a abertura de concursos para financiamento de projetos que integrem os Programas de Respostas Integradas (PRI) dos Territórios: Concelho de Barcelos; Maia; Oliveira de Azeméis/Santa Maria da Feira/São João da Madeira; Paredes; Penafiel e Vila Real, com base nos procedimentos da Portaria nº 27/2013, de 24 de janeiro.

Data limite de entrega de candidaturas para os territórios Concelho de Barcelos; Maia; Oliveira de Azeméis/Santa Maria da Feira/São João da Madeira; Penafiel e Vila Real: 7 de novembro de 2018

Data limite de entrega de candidaturas para o território de Paredes: 9 de novembro de 2018

 

Para mais informações:

http://www.sicad.pt/PT/Concursos_v2/SitePages/ConcursosPORI.aspx

Voltar
Area Cidadão