Comportamentos Aditivos e Dependências

Planos de Actividades

Relatórios de Actividades

Mapa de Pessoal

Este espaço destina-se à disponibilização de informação sobre os riscos do novo Coronavírus (COVI-19) em comportamentos aditivos e dependências (CAD).

  • QUESTIONÁRIOS ONLINE SOBRE COMPORTAMENTOS ADITIVOS EM TEMPOS DE COVID-19
Na perspetiva de apoiar as políticas de saúde em termos de compor tamentos aditivos e dependências, e com o objetivo de conhecer o papel que do consumo de substâncias psicoativas e a utilização da internet e de videojogos durante o período da pandemia COVID19, o SICAD convida-o e agradece a sua participação neste estudo através da resposta aos questionários:
Bebidas alcoólicas e medicamentos psicoativos
Internet e videojogos
Consumo de cannabis

26-06-2021 Dia Internacional de Luta Contra o Tráfico Ilícito de Droga
  A 26 de junho, o SICAD, em comemoração do Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico ilícito de Drogas, lançou a versão 4.0 da Narrativa “Eu enfrento a COVID-19 com os Outros”, integrada no Programa “Eu e os Outros”. Esta nova narrativa propõe uma 4ª visão da pandemia e aborda questões ligadas à saúde mental através do olhar da Alice, uma jovem com 14 anos bem-disposta e descomplicada.

Se quiser utilizar esta ferramenta preventiva e for docente, técnico de intervenção comunitária ou técnico de saúde, da Região Norte, as Equipas de Prevenção dos CRI da DICAD da ARS Norte IP estão disponíveis para lhe dar apoio técnico. Poderá contactar-nos através do email “dicad@arsnorte.min-saude.pt” ou pelo telefone 220 411 668.

29-07-2020 História de livre acesso dirigida à COVID-19 e os riscos associados aos comportamentos aditivos
Agora, o SICAD criou uma nova história de livre acesso dirigida à COVID-19 e os riscos associados aos comportamentos aditivos…Depois de termos explorado a compreensão da realidade pelo João e alargado a mesma com o olhar da Maria, propomos agora uma terceira visão da pandemia: a do Emanuel. Sendo o mais novo do grupo, esta 3ª versão proporciona uma leitura do dia-a-dia pelos olhos dos mais novos, introduzindo o receio do desconfinamento e o alargamento dos medos a outro tipo de germes.
“É uma narrativa que apela mais à dinâmica familiar. Explora-a em tempo de férias e pensa sobre as preocupações e as conquistas com o progressivo regresso à normalidade.”
28-04-2020 Programa de Prevenção Universal “Eu e os Outros”
O Programa de Prevenção Universal “Eu e os Outros”, foi criado em 2007, é promovido pelo SICAD e tem vindo a ser implementado em todo o país maioritariamente em contexto escolar, mas também em contexto comunitário e institucional. 

Este Programa baseia-se na exploração de narrativas interativas em que os jogadores assumem o papel do personagem principal enquanto gerem situações dodia-a-dia de um grupo de 9 amigos de idades compreendidas entre os 13 e os 19anos. As narrativas abordam temas da adolescência – sexualidade, comportamento alimentar, exercício físico e saúde, bullying – cruzando-os com os comportamentos aditivos.Na região Norte a operacionalização da implementação do Programa é garantida pelas Equipas de Prevenção dos CRI da DICAD da ARS Norte IP, através da formação de docentes e técnicos, da monitorização e acompanhamento da aplicação e da avaliação.No contexto actual da Pandemia COVID – 19, o SICAD criou uma nova história, dirigida à vivência do confinamento resultante da resposta à pandemia pelo COVID-19, cruzando-a com os riscos associados aos comportamentos aditivos. Com base na relação destes 9 amigos, o jogador poderá explorar informação referente aos procedimentos, recursos disponíveis e sugestões de resposta a sentimentos naturais neste tipo de situação. É uma história sem respostas certas ou erradas, a partir da qual se pretende desencadear reflexões e conversas que ajudem a lidar melhor com sentimentos que nos são comuns a todos.

Ao contrário das outras histórias, disponíveis através da articulação com as Equipas de Prevenção dos CRI da DICAD da ARS Norte IP, esta narrativa estará disponível a partir do site do SICAD  (http://www.sicad.pt/), para todos os que se interessarem pelo tema, podendo servir de base a uma sessão de jogo em família, a uma aula sobre o tema ou até mesmo como suporte ao apoio psicológico online proporcionado por alguns técnicos.

Os profissionais que pretendam utilizá-la no seu trabalho com jovens e
adolescentes poderão solicitar ao SICAD – eu.outros@sicad.min-saude.pt – o envio de um manual de apoio, no qual encontrarão sugestões de temas de aprofundamento bem como sites adicionais de pesquisa e bibliografia disponível.

Se é docente, técnico de intervenção comunitária, técnico de saúde, familiar ou jovem dinamizador de grupos, da Região Norte do país e quer trabalhar a história “Eu enfrento o Covid-19 com os Outros – Eu e os Outros”, as Equipas de Prevenção da DICAD estão disponíveis para lhe dar apoio técnico. Pode contactar-nos através do email “dicad@arsnorte.min-saude.pt” ou pelo telefone 220 411 668.

 

Notícias

18-03-2021
Inquérito Online Europeu sobre Drogas: padrões de consumo

Novas Substâncias Psicoativas: canábis, ecstasy, cocaína pó, cocaína crack, anfetaminas, metanfetaminas, heroína, Novas Substâncias Psicoativas.

Em Portugal será também utilizado para saber a opinião sobre serviços úteis a consumidores de drogas.

Este questionário é de autopreenchimento, anónimo, e o tempo de resposta é de 10 a 15 minutos consoante o número de drogas que a pessoa consome e a sua disponibilidade.

O participante é convidado a responder a questões sobre uma droga, avançando para a caracterização de outras drogas que consuma apenas se o desejar.

O SICAD lançou o inquérito no dia 18 de março e está disponível online durante 6 semanas.
Para mais informações visita a página do OEDT

European Web Survey On Drugs / Inquérito Online Europeu sobre Drogas disponível em:

https://drugusersurvey.limequery.com/147677?lang=pt

12-03-2021
Da Capacitação à Experimentação na Administração Pública

No dia 12 de março, uma equipa constituída por profissionais da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD), serviço central da Ars Norte, I.P., conjuntamente com o Gabinete de Segurança junto do Ministério da Saúde, apresentou um Projeto Experimental de Inovação, designado “3A’s – Agir e Articular na Agressão”.
3AS_Agir_ArticularnaAgressao

05-05-2020
Na perspetiva de apoiar as políticas de saúde em termos de comportamentos aditivos e dependências, e com o objetivo de conhecer o papel que do consumo de substâncias psicoativas e a utilização da internet e de videojogos durante o período da pandemia COVID19, o SICAD convida-o e agradece a sua participação neste estudo através da resposta aos questionários:

» Bebidas alcoólicas e medicamentos psicoativos» Internet e videojogos

» Consumo de cannabis

 27-04-2020
O SICAD cria uma nova história de livre acesso dirigida à COVID-19 e aos riscos associados aos comportamentos aditivos

»Eu enfrento o COVID-19 com os Outros. Não sejas tu o vírus!​Para mais informações:

 Abertura de Concursos – PORI

A Administração Regional de Saúde do Norte, I.P. informa que o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD) procedeu à abertura de concursos para financiamento de projetos que integrem os Programas de Respostas Integradas (PRI) dos Territórios de Braga, Castelo de Paiva, Gondomar e Vila Nova de Famalicão, com base nos procedimentos da Portaria nº 27/2013, de 24 de janeiro.

A data limite de entrega das candidaturas é 15 de maio de 2019

 Contexto Festivo no Ensino Superior volta a ser alvo de intervenção do CRI de Viana do Castelo

O Centro de Respostas Integradas de Viana do Castelo, da Divisão de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências da ARS Norte, IP., irá a dinamizar, pelo 10º ano consecutivo, um novo Curso de Formação de Pares Mediadores, para o contexto festivo no Ensino Superior.

O Curso de pares decorrerá entre 12 de março e 18 de abril de 2019, nas instalações da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em horário pós-laboral, duas vezes por semana, num total de 44 horas de formação teórico pratica, com capacidade para formar 40 alunos, deste Instituto.

À semelhança dos anos anteriores, os parceiros deste projeto de Redução de Riscos e Minimização de Danos, denominado “Consumos Controlados” organizaram um plano de formação que aborda conceitos, estratégias e pressupostos de intervenção específicos desta área, destinada à preparação de jovens estudantes integrados no ensino superior, para uma intervenção voluntária na próxima semana académica, que decorrerá entre os dias 17 e 23 de maio de 2019, em Viana do Castelo e em Ponte de Lima.

Rentabilizando o saber e a eficácia dos parceiros efetivos desta resposta integrada em matéria de consumos e dependências, este curso volta a contar com a participação de vários profissionais/formadores de entidades parceiras como, a Autarquia de Viana do Castelo, os serviços de Saúde Pública e de Alimentação e Nutrição da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE, o Gabinete Saude do IPVC, a Comissão da Dissuasão da Toxicodependência de Viana do Castelo, o Gabinete de Atendimento à Família, o Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento e a Amnistia Internacional, através da dinamização dos módulos formativos.

A real concretização de resultados na intervenção desta natureza valida a continuidade de uma resposta de proximidade, em que a centralidade emana da relação de ajuda e da reciprocidade de interação com os pares.

Esta iniciativa, para além de promover o envolvimento dos destinatários da ação, do qual decorrem inequívocos benefícios, introduz critérios de inovação e criatividade fundamentais para contribuir para a adesão de todos os envolvidos no processo. Em suma, diversificar iniciativas, qualificar recursos, rentabilizar parcerias, ampliar respostas, para Reduzir Riscos em tempo de queima!
Cartaz_10CursodeParesMediadores

Para mais informações contacte:
CRI Viana do Castelo (Enf. Helder São João)
Email: helder.sjoao@arsnorte.min-saude.pt
Tel: 258 009 390

 Abertura de Concursos – PORI

A Administração Regional de Saúde do Norte, I.P. informa que o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD) publicou a abertura de concursos para financiamento de projetos que integrem os Programas de Respostas Integradas (PRI) dos Territórios: Concelho de Barcelos; Maia; Oliveira de Azeméis/Santa Maria da Feira/São João da Madeira; Paredes; Penafiel e Vila Real, com base nos procedimentos da Portaria nº 27/2013, de 24 de janeiro.

Data limite de entrega de candidaturas para os territórios Concelho de Barcelos; Maia; Oliveira de Azeméis/Santa Maria da Feira/São João da Madeira; Penafiel e Vila Real: 7 de novembro de 2018

Data limite de entrega de candidaturas para o território de Paredes: 9 de novembro de 2018

Para mais informações:
http://www.sicad.pt/PT/Concursos_v2/SitePages/ConcursosPORI.aspx

Voltar
RSE - Area Cidadão
vulputate, commodo luctus et, dolor ut facilisis in venenatis