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Área Funcional da Qualidade

Missão: promover e assegurar, nas Unidades de Saúde da ARS Norte, uma cultura de melhoria contínua da Qualidade e de sustentabilidade.

Visão: garantir, em toda a Região de Saúde do Norte, serviços com padrões de Qualidade técnico-profissional e diferenciação capazes de proporcionar mais e melhor saúde, confiança e satisfação, tanto para os utilizadores como para os profissionais.

Valores: responsabilidade, comunicação, partilha, orientação para resultados, inovação, transparência, confidencialidade.

Política da Qualidade

 

  • Colaboradores envolvidos – Desenvolver relações internas eficazes, orientadas para os profissionais, motivar, capacitar e manter os colaboradores informados sobre as políticas e objetivos da organização; fomentar uma cultura organizacional forte, que se paute por elevados padrões éticos, de serviço público, de responsabilidade, civismo, competência e exigência.

 

  • Utentes satisfeitos – Oferecer serviços de qualidade, com forte espírito de equipa e convergência, na procura conjunta das melhores soluções; desenvolver e alcançar requisitos e critérios de excelência, de melhoria contínua, com reconhecimento.

 

  • Responsabilidade social – Desenvolver uma política de responsabilidade social, de valorização e promoção do bem-estar dos recursos humanos e de gestão responsável da utilização de recursos; implementar políticas de desenvolvimento pessoal e social dos profissionais, entre as quais podem salientar-se a promoção da saúde e da segurança, a educação e a formação e uma melhor compatibilização da vida familiar e profissional.

 

  • Processos inovadores – Promover a modernização e a inovação constantes através de melhores práticas clínicas; estimular a criatividade e o trabalho em equipa para que os serviços prestados sejam de maior qualidade.

 

  • Orientação para os resultados – Superar desafios cada vez mais exigentes, no esforço contínuo de corresponder às necessidades e expectativas das Partes Interessadas, com vista ao aumento da eficiência e eficácia dos serviços prestados; adotar procedimentos claros para uma execução e controlo rigorosos e efetuar uma revisão periódica dos processos, objetivos e metas no sentido de eliminar o supérfluo e reforçar o que for estratégico; procurar sempre a melhoria contínua do sistema, antevendo e ultrapassando todas as falhas e erros, rumo à excelência e ao aumento da qualidade do serviço.

 

  • Comunicação transparente e aumento de capacitação – Comunicar de forma célere e clara, a todos os interessados, a informação necessária e relevante ao exercício da atividade; manter e criar novos canais de partilha de informação, acessíveis a todos, promovendo a credibilidade interna e externa do serviço. Promover a educação e a literacia em saúde dos seus utentes, para que estes sejam mais participativos na tomada de decisão. Promover uma cultura de uso adequado das reclamações, na perspetiva do utilizador reclamante e do prestador, enquanto alvo da reclamação.

Rua de Santa Catarina, 1288
4000-447 Porto

Telefone: 220 411 610 – 220 411 092

Elsa Ramos: elsar@arsnorte.min-saude.pt

Luísa Almeida: mlmalmeida@arsnorte.min-saude.pt

Estratégia para a Qualidade na Saúde 2015-2020

 

https://www.dgs.pt/qualidade-e-seguranca/estrategia-nacional-para-a-qualidade-na-saude.aspx

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